Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

130612 mexia 2Portugal - Esquerda - Os contadores dos clientes com tarifas bi-horária e tri-horária estão a calcular mal as datas e as horas, registando-se em alguns casos desfasamentos de duas horas. De acordo com a DECO, a EDP estará a cobrar dinheiro a mais a 480 mil clientes. Um "erro" que favoreceu a empresa em três milhões de euros.


A EDP está a contabilizar erradamente as datas e as horas dos contadores dos clientes com tarifa bi-horária e tri-horária, aumentando significativamente as faturas cobradas a 480 mil pessoas. De acordo com a DECO (Associação de Defesa do Consumidor), que denunciou esta irregularidade, há contadores que estão a registar diferenças de duas horas. Ao cobrar a tarifa mais cara, durante o período horário em que era suposto vigorar um regime mais favorável, a empresa energética cobrou indevidamente três milhões de euros aos consumidores.

Reconhecendo a existência de um "erro" na forma como as tarifas estão a ser calculadas, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já apresentou uma proposta ao Conselho Tarifário para que o dinheiro cobrado indevidamente seja devolvido aos clientes. A EDP reconhece o erro, mas recusa-se a admitir que este esteja a afetar mais de 30 mil consumidores.

Em declarações prestadas ao Correio da Manhã, Ana Tapadinha, adjunta do secretário-geral da DECO, diz que o conhecimento da irregularidade partiu das "dezenas de reclamações de consumidores que viram as suas faturas aumentadas por terem deslocado os seus consumos para as horas de vazio [quando a energia é mais barata] ".

Dizendo tratar-se do "comprimento defeituoso do contrato", a associação de consumidores exige que os clientes sejam indemnizados pelo que pagaram a mais e uma auditoria independente aos contadores, a realizar pela ERSE. "O mínimo que a EDP pode fazer é controlar e monitorizar o serviço que presta", conclui Ana Tapadinha.

Foto: Esquerda


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.