1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

O lulismo faz escola na Europa do Sul

Sergio Domingues - Publicado: Quinta, 14 Mai 2015 00:58

Vários analistas da esquerda dizem que o Brasil caminha rumo à Europa do Sul. Referem-se à crise que atinge os trabalhadores de Portugal, Espanha e Grécia, com forte recessão, desemprego elevado, direitos sociais cassados, salários miseráveis e dívidas públicas enormes.


Mas Sara Granemann acrescenta a esta perspectiva outro elemento. A professora da Escola de Serviço Social da UFRJ afirmou em recente entrevista ao portal da EPSJV/Fiocruz que os países da Europa do Sul estão sofrendo um processo de “latinoamericanização”. Mais especificamente, trata-se de adotar o modelo lulista, que, segundo Sara, fez: 

... do fundo público destinado às políticas sociais elementos de acumulação para o capital bancário e financeiro. Transforma tudo isso em dinheiro. Então vai desmontando os aparatos de realização da política social: desmonta o hospital, mas para aquele que não pode, atende gratuitamente. E para o outro? Para aquele que está desempregado e não poderia pagar, dá o emprego (...), e daí considera-se que ele tem condições de pagar pela consulta. Então, ao transformar a política social num direito monetarizado, esse dinheiro volta para o capital, volta para os bancos. A Bolsa Família não é um conjunto de serviços que o pobre no Brasil pode utilizar: não é escola, não é alimentação na escola, não é o hospital de boa qualidade. É um dinheiro que ele recebe via banco e que, individualmente, é uma miséria, mas aquilo que entra no banco é, na totalidade, um montante muito considerável.
 
O depoimento é importante para ajudar a compreender como o lulismo preparou a atual ofensiva conservadora, mantendo intactos os interesses dos poderosos e desarmando os explorados.Não deixe de ler a entrevista, clicando aqui.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.