1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

A luta de Malcolm X contra a escuridão conservadora

Sergio Domingues - Publicado: Terça, 24 Fevereiro 2015 23:06

Há 50 anos, morria assassinado Malcolm X. O grande líder antirracista costuma ser lembrado por suas frases. Uma delas, serviria perfeitamente à situação dos pretos no Brasil, vítimas preferenciais da repressão estatal:


Se você vive numa sociedade supostamente baseada na lei e ela infringe a sua própria lei porque a cor de uma pessoa é considerada errada, então este povo está justificado a agir por qualquer meio necessário para realizar a justiça que seu governo não oferece.
 
Mas sua luta não se limitava à defesa da resistência popular, radical e justa. Nascido Malcolm Little, substituiu o sobrenome imposto pelos antigos escravizadores de seus antepassados pelo X. Sua família passaria a ser formada pelos companheiros no combate ao racismo. Criança abandonada, entrou cedo para o crime. Jovem, envolveu-se com tráfico e consumo de drogas. Condenado, transformou a experiência da prisão em emancipação pessoal. Aderiu a uma versão fanática do islamismo e ao ódio contra os brancos para abandonar ambos. Pouco antes de morrer, suas posturas já se mostravam fortemente inclinadas para a denúncia do caráter classista e imperialista do racismo. Passou a ver a emancipação de toda a humanidade como condição para a libertação de seu povo. Esta trajetória transformou alguém condenado a apodrecer nos porões da sociedade num combatente pela liberdade humana. Por isso, a frase que, talvez, resuma melhor a luta de Malcolm X seja:
 
As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.
 
O grande objetivo de Malcolm X era livrar a si mesmo e outros explorados e oprimidos da escuridão conservadora.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.