1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
José Borralho

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Desassossegar

Tempo perdido

José Borralho - Publicado: Sexta, 07 Novembro 2014 09:52

Estaremos perdendo tempo e energias se nos concentrarmos a criar uma corrente de ideias que se reclame dos interesses do proletariado e se recuse a criticar, sem tibiezas, as causas da derrota do movimento operário em toda a linha, quando os comunistas de então tiveram ao alcance da mão a libertação das garras da exploração de mais de metade da população mundial.


Repetir as receitas do passado, significa miopia política e em última análise colaboração com o inimigo de classe.

É preciso reconhecer que existiu um desvio ao marxismo-leninismo consubstanciado na elaboração de um programa político de frentes populares, em que o proletariado foi o sacrificado para salvar o mundo do perigo fascista.

Sendo necessária uma resposta ampla das massas populares ao fascismo, contudo, a política das frentes populares aplicada relegou a revolução proletária para as calendas e coincidiu com as transformações sociais a partir dos anos 30 do séc. XX, que elevaram o papel das classes pequeno-burguesas em ascensão. Quer na URSS, pelo explosivo desenvolvimento das forças produtivas e a consequente entrada em cena de uma enorme camada de quadros; quer nos países de economias mais avançadas, com o desenvolvimento das novas tecnologias; quer também pela evolução dos movimentos de libertação nacional que tomaram o rumo burguês.

As ilusões na conversão à esquerda da social-democracia criaram o ambiente próprio para o alastramento do revisionismo, aberto à passagem pacífica da sociedade capitalista para um sistema democrático de nacionalizações.

A sufocação dos sovietes e dos organismos de classe pelo partido, revelou uma concepção errada do papel de direcção política da vanguarda, que destruiu e matou a democracia de base em favor dos interesses de uma minoria usurpadora.

Uma corrente comunista que se queira limpa do estrume do passado, na verdade, trairá os interesses do proletariado (a maioria) se ajudar o capital a recuperar a economia capitalista da crise, salvando-lhe a dívida, mesmo que essa corrente defenda a democracia, o voto, os interesses imediatos dos trabalhadores e busque outra divisa monetária sem ser o euro.

Uma corrente de ideias de esquerda, só trilhará os rumos da vitória se, partindo dos interesses do proletariado, elaborar um programa mínimo das reivindicações imediatas na base do confronto de interesses do trabalho contra o capital, assuma com coragem que a actual crise do capitalismo só se resolverá a favor dos trabalhadores se for feita uma ruptura com o sistema capitalista e, sem ilusões, recuse participar na recuperação da crise capitalista, elabore um programa claro de combate ao capitalismo enquanto sociedade a depor e a substituir pelos trabalhadores no poder.

A partilha do poder de estado, da esquerda comunista com os partidos burgueses ou pequeno-burgueses, representará sempre a derrota do proletariado em favor da burguesia.

Não podemos perder mais tempo com experimentalismos e com cantatas à democracia burguesa que nos transforma as vidas num inferno. Creio que o documento Enfrentar a crise, lutar pelo socialismo – Uma perspectiva comunista, é um bom começo para trilhar caminhos que ajudem a superar a crise de ideias no campo comunista, na esquerda e no movimento operário.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.