1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Xurxo Martiz Crespo

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Os «galegos» de Almodóvar…

Xurxo Martiz Crespo - Publicado: Sexta, 24 Outubro 2014 17:38

… andam de vinhos com os «galegos» de Rosa Díez. Assim, existem os «galegos» e os galegos.


Os galegos entre aspas estão presentes na história de Espanha através dos seus escritores mais insignes, formadores dessa história negra, entre aspas, na qual galego (e a Galiza) são sinónimo do pior antónimo do ser castelhano, espanhol, que é o melhor.

O mesmo trato receberam os irlandeses dos ingleses, os polacos dos russos, os bretões dos franceses, os eslavos dos alemães.  É a «vitória» de uma nação sobre outra. Qualquer que lera Galicia vista por los no gallegos (1974), de X. Alonso Monteiro, sabe que as declarações de Almodóvar e de Rosa Díez são do mais comum entre os espanhóis. As razões destas desqualificações históricas face à Galiza e aos galegos há quem as encontra na luta mantida pela nobreza galega contra a nobreza castelhana no século XV, na posterior derrota e expulsão da galega e na sua substituição pela castelhana na Galiza, que age de facto e direito como um exército de ocupação. 

Os epítetos despectivos dedicados à Galiza e aos galegos tiveram entre os seus ideólogos as melhores penas espanholas: «Antes puto que gallego» (Quevedo). «Aunque gallego, es honrado». (Monroy y Silva). «Ni perro negro, ni mozo gallego» (Lope de Vega), «¿Rogaste a gallegos?,  ya no puedes venir a menos». (Tirso de Molina).«Los gallegos no se colocan en predicamento, porque no son alguien» (Cervantes). «No salen tantas flores en diez mayos,  como en Galicia mozas y lacayos», «Eres honrado. -Y noble, aunque gallego» (Tirso de Molina). «Si a la lengua la ciencia no acompaña, lo mismo es saber griego que gallego»(Lope de Vega).  

A Almodóvar e a Rosa Díez atraiçoou-os o subconsciente. Seica as desculpas de Almodóvar são mais ruins do que as suas palavras, já que assegurou que não tinha intenção de ofender porque gostava muito da Galiza pela sua gastronomia e pelas suas paisagens… quer dizer, a mesma Galiza do Partido Popular, ausente de língua, cultura própria e indivíduos, uma foto fixa de uma paisagem e de uma festa gastronómica multitudinária e inacabável.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.