1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
António Santos

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

O Fantasma de João Mau-Tempo

Os 15 tipos de militante do PS

António Santos - Publicado: Segunda, 25 Agosto 2014 05:10

Com as primárias do PS à porta e a guerra fratricida entre Seguro e Costa a tomar a aparência do embate entre dois partidos diferentes, já ninguém sabe bem quem é do PS nem o que é o PS. Para ajudar a aclarar as dúvidas, aqui ficam os 15 tipos de militante do PS:


 

psbarao

1. O barão: O barão está a subir na política autárquica alentejana desde 1986 e não é agora que vai parar. Tem um plano arquitectado para ser o candidato do PS à câmara municipal de Évora em 2017 e a única pessoa que lhe fazia sombra sofreu um misterioso acidente quando descia as escadas da sede distrital e acabou afogado no Alqueva. É visto uma vez por mês, num BM preto a passar a 180 à hora na A6 com o auto-rádio muito alto a passar.

psobeso

2. O corrupto obeso: O obeso corrupto é dono de uma rede de ferros-velhos que compram o recheio de empresas públicas levadas à falência pelas administrações dos amigos, que ele próprio se encarregou de enfiar no partido para esse efeito.

Tem quatro casas forradas a mármore na Guarda e pode ser visto às quartas, na marisqueira “O pancinhas” a beber champanhe e a comer lagostas com o Jorge Coelho.

pscadaver2

 

3. Este cadáver: Este cadáver está enterrado em Braga e é um militante de base do PS com as quotas em dia.

Exemplo de democracia partidária e do liberalismo político a funcionar, este cadáver pensa votar no Costa, naquilo que será uma bonita e singela homenagem aos defuntos.

pscapitalistasimpatico2

 

4. O capitalista simpático: Um amor de milionário. Sorri às pessoas, sabe dizer bom dia e gostava que Portugal fosse como a Suécia, mas como ainda estamos a muitos pacotes laborais de lá chegar, é obrigado a pagar a todos os trabalhadores com o salário mínimo e está neste momento a tentar.

psatia2

 

5. A tia Tucha: A tia Tucha mora num apartamento novinho em folha no Parque das Nações e não vai ao Vasco da Gama desde que viu a notícia dos desacatos no meeting, porque aquilo agora está cheio de pretos.

A tia Tucha é uma mulher de esquerda, no sentido mais estúpido da palavra, que aliás usa como um adereço de moda quase todos os dias: “eu sempre fui de esquerda, está a ver?”.

Na verdade, a tia Tucha acredita mesmo que é de esquerda e não merece que ninguém lhe destrua esse sonho com uma discussão sobre a propriedade privada.

pspresidentedajunta2

 

6. O presidente da junta: Conhecido na terra por ser um tipo honesto e dedicado, anda nisto há tantos anos que aprendeu a melhor forma de tratar com o partido que lhe dá o cartão: encolher os ombros. Às vezes tem que dar um murro na mesa e dizer ao próprio partido que está contra a destruição do sistema nacional de saúde, da educação e do aparelho produtivo.

É o bom rebelde. É por isso que nunca vai passar de Presidente da Junta. Nas próximas volta a ser cabeça de lista.

psoboy

7. O boy: É o filho do Barão do Aparelho anteriormente descrito. Entrou para o primeiro governo aos 22 anos como assessor de uma secretaria de Estado, depois de ter sido consultor de empreendedorismo no IPJ.

Agora está na Mota Engil, mas já tem um convite para ir para o próximo governo fazer uma merda qualquer. Gosta de exportações e de Miley Cyrus.

Quando for grande quer ser primeiro-ministro e esta semana teve a confirmação de que está no bom caminho: foi diagnosticado com mitomania aguda.

psacrente

8. A crente:A crente sabe que o PS é um partido geneticamente de esquerda e tem fé que, apesar de ter governado sempre à direita, a sua vocação é mesmo governar a esquerda.

E é já nas próximas legislativas que isto vai mudar, porque as bases não gostaram, fizeram barulho e com esta nova liderança via-se perceber porque é que o partido se chama “socialista” e tem um punho cerrado no símbolo.

Pelo menos num deles. A Crente pode ser encontrada aos domingos de manhã na missa da Igreja de Santo Condestável a rezar pelo regresso do socialismo ao terceiro dia.

psorevoltado

9. O revoltado amnésico: O Revoltado Amnésico castigou o PSD votando no PS e quando se desiludiu com o PS votou no PSD. E, surpresa das surpresas, o PSD também não fez melhor.

Agora está revoltadíssimo com o que o último governo do PSD fez ao país e vai lixá-los bem lixados: vota no PS que é para o PSD aprender!

O revoltado amnésico costuma ser visto a subir a pé as escadas rolantes  da CP na linha de Sintra, enquanto pragueja por nunca funcionarem.

psaeleitora

10. A eleitora depressiva: A eleitora depressiva acha que não há nada a fazer porque isto nunca vai mudar e entre a direita do PSD-CDS e a direita do PS mais vale a última, pronto, que se lixe, ao menos dizem que são de esquerda.

À eleitora depressiva ninguém engana e também não se queixa de nada, porque a realidade é um vórtice de ilusões em que a humanidade está condenada ao sofrimento.

O que foi? Loucura é achar que há sentido na vida, ou vida para além do PS.

psovelho2

 

11. O velho maluco: O velho maluco não sabe porque é que vota no PS. É conhecido em Almoçageme por ir a todos os comícios. Por isso e pela colecção de gatos empelhados.

psafa

 

12. A fã: A fã não quer saber do programa de Governo nem da ideologia do PS nem da sua história. Menos ainda lhe interessa o facto de o PS ser um partido político e não uma boysband. A fã gosta de um líder do PS e isso basta-lhe. O líder é fixe, o resto que se lixe.

 

psohomem

13. O homem de esquerda por turnos.: Grande homem de esquerda e auto-intitulado capitão de Abril, este dirigente socialista é um perigoso radical socialista quando o PSD está no governo e um fanático neoliberal quando o PS está no governo. Tudo depende da perspectiva e da direcção do vento que passa.

psohistorico

14. O histórico: Ninguém sabe quantos anos tem, mas nalgumas concelhias do PS diz-se que terá mais de 150 anos e liderou o PS aquando da implantação da república.

Diz a quem o queira ouvir, que nesses tempos é que o PS era um partido de esquerda. Criticá-lo é bater nos velhinhos e isso não se faz, por isso o PS limita-se a ignorá-lo sempre que diz alguma barbaridade inconveniente.

Mora no “Lar Pôr-do-sol” em Caneças, uma empresa privada que pertence à Mota Engil.

psoextraterrestre2

 

15. O extraterrestre: Pacientemente, Zorg observa Portugal a partir do espaço sideral enquanto aguarda pelo melhor momento para invadir.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.