1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Roberto Numeriano

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Tudo que é sólido desmancha no ar

Uma conversa com Ariano Suassuna

Roberto Numeriano - Publicado: Sábado, 26 Julho 2014 00:20

Nos idos de 1992, conheci pessoalmente Ariano Suassuna, um dos maiores mestres da cultura brasileira.


Mais do que conhecer, tive a honra e o privilégio de conversar com o mestre por mais de duas horas. Não era essa a minha pretensão quando bati à sua porta, no velho sobrado do Poço da Panela, para conseguir do mesmo uma assinatura, como "padrinho" cultural de um projeto editorial que exigia uma indicação. Vejam como fui danado, embora já sabendo da boa fama do mestre em receber as pessoas. Pois bati palmas no portão, e eis que o próprio vem até mim, grandão e com cara simpática, para me atender. Ali mesmo, no portão, eu me anunciei e disse a que vim. Ele olhou minha carta com atenção, e eu, logo que ele terminou a leitura, disse que deixaria trechos do meu texto para que ele depois decidisse se assinaria ou não a carta de indicação. Para minha surpresa, Ariano, com aquele velho vozeirão, disse na lata: "Não precisa disso, não, rapaz. Já pela carta a gente vê que você escreve bem". Eu sorri em silêncio, bestificado com o homem, sua singeleza e grandeza de alma. Depois que ele assinou, comecei a agradecer para me retirar, quando Ariano me interrompeu, dizendo mais ou menos o seguinte: "Não vá embora, não. Vamos conversar um pouco", e me convidou a acompanhá-lo até à sala.

Eu não acreditava, mas, envaidecido, é claro que aceitei aquele convite. E então, numa noite memorável, ouvi a aprendi alguma coisa que pude reter de tanta erudição, sem qualquer sombra de pernosticismo tão comuns aos nossos intelectuais, de um dos maiores pensadores da cultura brasileira, em todos os tempos. Ele tratou, sobretudo, da cultura ibérica e suas influências sobre a cultura brasileira, demonstrando como o popular e o erudito estão interrelacionados desde a raiz.

Obrigado, mestre Ariano, pela lição de cultura e natural humildade humana.

Descanse em paz.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.