1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

DOPS, DIP, PT, PSDB e outras siglas

Sergio Domingues - Publicado: Terça, 22 Julho 2014 11:23

Durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas ampliou e centralizou os poderes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Também criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).


O primeiro baixava a porrada na oposição comunista, popular e sindical. O segundo fazia a propaganda necessária para justificar toda essa repressão. Fórmula semelhante voltou a ser utilizada durante a Ditadura Militar. Fazendo o papel do DIP, a imprensa empresarial.

Já não estamos sob uma ditadura política. Mas o aparato militar manteve-se intacto e se aperfeiçoando. Continuou exercitando seus músculos caindo sobre os pobres e pretos. Preparando-se para dar o bote novamente. Este momento parece estar chegando.

As recentes prisões de manifestantes mostram isso. No Rio, a mesma polícia que matou Amarildo trata a militância política como crime de formação de quadrilha. A imprensa aceita e reforça esta versão, como sempre fez em relação às mortes causadas por ações policiais nos bairros pobres.

Tal como os aparelhos de repressão, a grande mídia manteve seu monopólio intacto. Continua a fazer o que quer, como quer e quando quer. Para piorar, aqueles que a chamam de "golpista", de um lado, enchem seus cofres com verbas oficiais, de outro.

Nada indica que isso vá mudar. Entre as propostas da candidatura Dilma, não aparece a democratização das comunicações. E na versão disponibilizada no site da campanha, nenhuma palavra sobre desmilitarização da polícia.

Com o título "Mais mudanças, mais futuro", o programa petista renova seu compromisso de convivência com o que houve de pior no passado. Juntamente com seus principais adversários eleitorais, aceita a reciclagem da lógica DOPS mais DIP.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.