1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
José Borralho

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Desassossegar

O que significa afirmar; aproximemos a revolução

José Borralho - Publicado: Domingo, 09 Fevereiro 2014 02:03

Significa antes de mais manter o sonho de centenas de milhões de explorados, excluídos, perseguidos, vivendo a angústia provocada por um sistema que é ele a própria negação de dignidade, de liberdade, de uma humanidade com futuro, com direito à esperança.


Aproximar a revolução é o mesmo que dizer; aproximemos o fim da ditadura do capital e construamos um outro sistema assente na apropriação colectiva da riqueza produzida e repartida com justiça.

Qualquer plataforma política que se pretenda hoje de esquerda, não pode deixar de ter no centro das suas preocupações políticas, a mudança de paradigma social, como forma de resolução da crise.

São importantes as denúncias políticas da devastação que este governo e a troika levam a cabo, e combatê-la por todos os meios possíveis; mas, verdadeiramente decisivo, é colocar no centro da luta a mudança de sociedade; não basta clamar por mais democracia e por inflectir os rumos da economia se as rédeas permanecerem nas mãos dos capitalistas.

Precisamos de ter uma plataforma política comum ao proletariado, que inspire confiança na sua maioria e a ganhe para a inversão dos ciclos repetitivos-(eleições=novo governo= debates no parlamento=novas eleições=novo governo=novos debates parlamentares).

Precisamos de romper este sistema eterno de escravização e acorrentamento a uma lógica que só serve os burgueses no poder e à sua sobrevivência.

Essa plataforma política tem que ter dois considerandos elementares:

1º-Considerando que a crise capitalista se agrava e que centenas de milhões anteveem a miséria e a exclusão.

2-Considerando que o regime actual se revela históricamente esgotado bem como o seu modo de produção capitalista.

Cabe à esquerda colocar no centro da sua luta a denúncia e o combate ao sistema capitalista, e aproximar um novo sistema de sociedade sem exploração nem crises.

Pontos de interesse comum para o proletariado, numa perspectiva de esquerda.

1- Desenvolver e participar na luta pelo derrube do governo e pelo fim da política de austeridade.

2-Pleno emprego para toda a população trabalhadora, desempregada, e para aqueles que acedem ao mercado de trabalho, através da redução do horário de trabalho, e da repartição do trabalho existente por todos.

3- Criação de um fundo de solidariedade que garanta um rendimento mínimo a todos os desempregados.

4- Suspender o pagamento da dívida, suspender o pagamento das PPP e de todas as rendas do Estado ao capital.

5-Taxar o capital: os seus lucros, as suas fortunas os seus luxos, as suas heranças, cortar nas mordomias e nos altos salários dos Administradores e afins.

6-Proceder de imediato à expropriação das fortunas dos delinquentes do BPN, BPP, e de outros criminosos que têm lesado o estado.

Unir todos os que estiverem por este caminho de luta numa lógica de frente unida pela base que eleve a combatividade dos trabalhadores e dos combatentes, mantendo cada grupo ou partido a sua independência eleitoral.
Qualquer governo de esquerda a apoiar, terá de sair de um processo de avanço da luta popular com vista à tomada do poder pelas massas trabalhadoras.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.