1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Xurxo Martiz Crespo

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Permissões de residência por 165.000 euros

Xurxo Martiz Crespo - Publicado: Quarta, 21 Novembro 2012 01:22

São muitos os imigrantes com licença de residência que perderam a sua permissão de trabalho por não terem trabalho nem prestação no momento da sua renovação.


Unido ao desemprego, estes trabalhadores tinham que sofrer a queda na ilegalidade de todos os componentes da família, mulher e filhos, pois as suas permissões dependiam de um primeiro.

Alguns destes imigrantes, agora ilegais, tinham filhos com cidadania espanhola, e ainda assim, nem eles como progenitores nem os seus irmãos tinham nenhum direito de residência, e se calhar o que é mais grave, também não tinha nenhum direito o menor espanhol, por ser espanhol e residir no Estado espanhol, mas sem rendimentos, para que os seus familiares residissem legalmente.

Muitos destes imigrantes aos quais mesmo se lhes recusava o cobramento da prestação por desemprego a que tinham direito por não estarem legais (uma das sucessivas reformas do Regulamento de Imigração proíbe expressamente o acesso à residência por este suposto) perguntavam-me se o facto de ter uma hipoteca não lhes dava direito a residirem legalmente.

Aos imigrantes latino-americanos ilegais dos Estados Unidos o pagamento de impostos e a compra de uma habitação dava-lhes uma espécie de anestésia mental ante uma provável deportação. A realidade é que de pouco vale nos Estados Unidos nada sem a respetiva permissão e no Estado espanhol outro tanto valem as dívidas hipotecarias ou pessoais.

Objetivo: vender pisos

Em poucas semanas, vai-se reformar o Decreto de Imigração para conceder permissões de residência a estrangeiros que comprem uma habitação a partir de 165.000 euros (aproximadamente). O objetivo é reativar a demanda exterior e contribuir para reduzir o volume de oferta de habitações, segundo afirma o secretário de Estado de Comércio, Jaime García-Legaz.

Imagino que não terá caráter retroativo e demonstrará, mais uma vez, a insensatez das normas e regulamentos do Estado espanhol em matéria de imigração, vazios da mais mínima ética, e a pouca vergonha dos membros do governo e a sua insensibilidade ante os milhares de trabalhadores estrangeiros que, com filhos menores espanhóis e com uma hipoteca, vivem na ilegalidade e na marginalidade por não terem trabalho.

[Corunha, 20 de novembro de 2012]


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.