1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Marx, blackberries e a carcaça do tempo

Sergio Domingues - Publicado: Quarta, 26 Setembro 2012 21:27

Ricardo Antunes publicou o artigo “A fatura do bem-estar” no Estadão, em 16/09. Segundo o sociólogo:


BlackBerry era um grilhão usado durante a escravidão, nos Estados Unidos, que atava os pés dos negros como forma de impedir sua fuga. Só que agora adentramos na fase do grilhão digital.

Como exemplo dessa nova servidão, Antunes cita a Google. A empresa oferece transporte a seus funcionários com acesso a internete para que comecem a produzir antes mesmo de chegar ao local de trabalho.
 
Segundo Antunes esse tipo de prática se espalha pelo mundo empresarial. É o que ele chama de "ócio criativo", cujo resultado é o “aumento da massa de mais valia, através da subordinação dos trabalhos imateriais à forma-mercadoria”.
 
Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho julgou casos de trabalhadores que ficam à disposição de seus patrões através de algum aparelho, como o celular. Os juízes decidiram que eles terão direito a receber pagamento adicional. Difícil que a medida legal seja obedecida. Mas, mesmo que o seja, jamais compensará o lucro gerado pelo trabalho extra.
 
Tais formas de exploração são novíssimas, mas obedecem a uma lógica antiga. Têm a mesma idade do capitalismo e foram denunciadas por Marx há mais de um século e meio. Vejam o que ele diz no livro “Miséria da Filosofia”, escrito em 1847:
 
O tempo é tudo, o homem não é mais nada; ele é no máximo a carcaça do tempo. Não existe mais a questão da qualidade. A quantidade decide tudo: hora por hora, jornada por jornada.
 
Isso é o capitalismo. A união da estúpida escravidão negra com a sofisticada servidão tecnológica.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.