1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Manoel Santos

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Às vezes ouço passar o vento

O FMI ajusta a Europa. Toca a sofrer... ou reagir

Manoel Santos - Publicado: Quarta, 28 Abril 2010 02:00

Manoel Santos

Os chamados programas de ajustamento estrutural fazem fundamentalmente referência às condições impostas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e/ou o Banco Mundial a um país para lhe dar apoio financeiro em forma de ajudas -que realmente são créditos com juros abusivos- para enfrentar um problema de pagamentos internacionais e, deste modo, não ficar fora do sistema.


Surgiram a começos da década de 1980 como resposta das instituições de Bretton Woods à crise da dívida, e na teoria tentavam corrigir o que se consideravam excessivos défices dos orçamentos públicos e das balanças de pagamentos. Afinal, eram em primeiro lugar planos de austeridade. Porém, em segundo e mais importante lugar, os ditos planos de ajustamento, com o pretexto de eliminarem a pobreza e instaurarem a democracia, obrigavam a alinhar com as políticas neoliberais quer se quisesse, quer não. Para entrar neles, era exigido o fomento da concorrência, o controlo da inflação com redução da despesa social, a abertura liberalização do mercado, a desvalorização das moedas locais, a privatização de empresas públicas, a eliminação dos obstáculos alfandegários à entrada das transnacionais, etc.

O resultado foi o desastre, também estrutural, de muitos países do Sul, que perderam autonomia, mudaram em dependentes do sistema financeiro internacional e afundaram na eterna dívida externa, mas também no aumento do desemprego, da violência e da pobreza provocada por este primário pilar do Consenso de Wáshington. África, e especialmente América do Norte Latina, têm sobrada experiência no que falamos.

Os planos de ajustamento estrutural parecem agora chegar à Europa da mão, novamente, do FMI. A antidemocrática entidade está entre as principais causantes da crise financeira global, mas paradoxalmente foi legitimada pelo G20, que por sua vez não tem legitimidade nenhuma (nas Nações Unidas há mais de 190 Estados), para mudar em solucionador global. A raposa no galinheiro. A Grécia será a primeira atingida e os seus cidadãos e cidadãs caíram na depressão com ela. Como diz Tom Kucharz, de 'Ecologistas en Acción': "O plano de resgate submeterá a população a fortíssimos ajustamentos orçamentais e limitará a soberania helena com draconianas medidas económicas impostas pela UE, para além do já duro Pacto de Estabilidade e Crescimento". Claro que depois lhe seguirão a Irlanda, Portugal, Espanha...

Estará a Europa, por fim, a experimentar o seu próprio remédio? Bem o merece. No entanto, os habitantes mais desfavorecidos deste lugar central do sistema-mundo vão ser os primeiros a sofrer. Da sua reacção em forma de movimentos sociais organizados, como está a acontecer na Grécia com repetidas greves gerais, pode depender está nova batalha contra as instituições financeiras internacionais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.