1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cubaebolaNigéria - Diário Liberdade - Durante uma visita ao embaixador cubano na Nigéria, organizadores da sociedade civil junto com o Congresso do Trabalho parabenizaram e agradeceram o governo cubano por seu apoio incondicional à luta contra o vírus ebola na África ocidental.


Chegada de médicos cubanos na Libéria, um dos países que mais registra casos de ebola. (Foto: Embaixada de Cuba em Gana)

Issa Aremu, vice-presidente do Congresso do Trabalho da Nigéria e Femi Falana, um reconhecido líder da sociedade civil, agradeceram a Hugo René Ramos Milanés, embaixador de Cuba no país, e disseram que a ilha caribenha tem se destacado como um verdadeiro amigo da África por sua resposta à epidemia do ebola.

Leia também: Cuba é exemplo no combate ao ebola

"Estamos aqui para expressar nossa gratidão à Cuba, um país que está a milhares de quilômetros de distância da África, mas é o primeiro a responder cada vez que a África precisa de ajuda", disseram, citados pelo jornal Peoples Daily Nigeria.

Milanés agradeceu, respondendo que os esforços humanitários de Cuba para com a África se mostram nos fatos de que 32 países africanos hoje trabalham com a ajuda de 4 mil funcionários cubanos na área da saúde, e uma brigada cubana com 165 profissionais se encontra em Serra Leoa para combater o ebola, a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Revelou ainda que outras duas brigadas cubanas, com 83 profissionais, chegaram à Libéria e Guiné para prestar ajuda médica. "Há um total de 256 profissionais cubanos que trabalham nos países da África ocidental afetados." E que Cuba está disposta a desenvolver um programa de capacitação nos países africanos não afetados pela epidemia, onde há presença de médicos cubanos.

Os nigerianos também lembraram da importante ajuda que Cuba prestou na luta pela independência da África, especialmente em Angola, onde a ilha enviou milhares de soldados para combater o regime colonial que assolava o país, além da ajuda ao combate a outras doenças, como a malária.

Eles também pediram que os Estados Unidos deixe de intimidar Cuba com sanções e que estabaleça relações diplomáticas abertas com a ilha.

Na última quarta-feira (22), a OMS, por meio de seu representante em Havana, também reconheceu o imensa importância da ajuda de Cuba aos povos da África contra o ebola.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.