1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

280313 falhasPrensa Latina - Uma equipe de especialistas descobriu 74 pequenas falhas genéticas vinculadas ao risco de câncer ao longo da vida, segundo os resultados de 13 estudos difundidos em publicações científicas.


Os especialistas, quem fazem parte do projeto 'Collaborative Oncological Gene-Environment Study' (COGS), cujo objetivo é estudar as bases da suscetibilidade ao câncer, encontraram que a acumulação destes erros pode predispor uma pessoa a desenvolver câncer de mama, próstata ou ovário.

Durante a pesquisa iniciada em 2009, foram analisados 100 mil pacientes com estes três tipos de doenças oncológicas e o mesmo número de pessoas saudáveis.

Ainda que estas pequenas falhas denominadas polimorfismos de um só nucleótido (SNPS) constituem um risco baixo de desenvolver a doença, porém a acumulação de dezenas deles, aumentam de forma significativa as probabilidades de padecer câncer ao longo da vida.

Os polimorfismos de um só nucleótido são pequenas mudanças na ordem das letras no DNA, e cada pessoa pode ter milhões desses erros em seu genoma sem maiores consequências.

Estes polimorfimos são os que explicam a suscetibilidade a certas doenças e o fato de algumas pessoas responderem melhor a um tratamento que outras.

Um dos aspectos mais importantes desta investigação é que alguns SNPS descobertos durante o estudo são comuns a diferentes tipos de tumores, assinalou John Witte, co-autor de artigo difundido na revista Nature Genetics, uma das cinco publicações que divulgou os trabalhos.

"Isto aponta diretamente ao início do processo tumoral e sugere que ao invés de categorizar os tumores como doenças diferentes, talvez deveríamos centrar a investigação em estudar suas semelhanças", comentou.

Até agora foram identificados 25 genes associados ao risco de câncer de mama. Com estes estudos foi possível descobrir outros 41 que nunca foram antes vinculados a tumores e que explicariam ao redor de quatro porcento dos casos de câncer de mama familiar.

Já foi comprovado que os genes BRCA 1 e BRCA 2 se encontram presentes em cerca de 20% dos tumores de mama, mas existem vários casos em famílias que não têm nenhuma dessas mutações genéticas.

Ainda que pelo momento é cedo demais para mudar algo na prática clínica, o estudo permitiu duplicar o conhecimento sobre as regiões conhecidas de suscetibilidade ao câncer.

Além da Nature Genetics, o estudo foi publicado na Nature Communications, Human Molecular Genetics, PloS Genetics e The American Journal of Human Genetics.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.