1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

hassanIrão - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O governo do Iraque, de maioria xiita e com fortes vínculos com o regime dos aiatolás iranianos, quase desabou perante a última grande ofensiva do Estado Islâmico. O Irã voltou a colocar em pé as milícias xiitas e reforçou a atuação da Força al Quds, o grupo de elite da Guarda Revolucionária.


Presidente iraniano, Hassan Rouhani. Foto: Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

O próprio general Qasem Soleimani, o chefe do Quds, esteve à frente da contraofensiva que retomou a cidade de Tikrit e que obrigou o Estado Islâmico a retroceder após ter chegado a apenas 60 quilômetros de Bagdá, a capital do Iraque, e ter ameaçado tomar as cidades sagradas xiitas de Karbala e Najaf.

Os sunitas governaram o Iraque desde após a Primeira Guerra Mundial até a queda de Saddam Hussein. As revoluções árabes impulsionaram uma nova onda revolucionária onde os sunitas também se colocaram em movimento, após a onda xiita impulsionada a partir da Revolução Iraniana de 1979.

Leia também:

Síria: quem é o inimigo?

Qual é o futuro do governo de al-Assad

Síria: uma saída negociada?

Os curdos sírios e o governo de al-Assad

A reação do Oriente Médio, encabeçada pela Arábia Saudita, os sionistas israelenses e o imperialismo, tem buscado derrubar o governo alawita na Síria e o governo de maioria xiita no Iraque. O governo dos aiatolás reagiu contra a ameaça do enfraquecimento da fronteira ocidental do Irã.

A ofensiva do Estado Islâmico no Iraque, até certo ponto, foi uma surpresa, já que os sunitas tinham sido contidos desde a queda de Saddam Hussein e o próprio Estado Islâmico tinha sido isolado, em 2007, em bolsões da província de Anbar, e se encontrava empantanado na guerra civil síria lutando contra o governo de al-Assad e contra todos os demais grupos. Em 2007, o grosso das tribos sunitas se incorporaram ao regime no acordo que levou à retirada das tropas norte-americanas do país.

Leia ainda:

Síria: o colapso dos "guerrilheiros" norte-americanos

Síria: de protestos populares a "rebeldes governistas"

A verdadeira origem da crise na Síria

Qual é a política da Rússia na Síria?

Qual é a política dos EUA na Síria?

A retirada do Exército iraquiano de Mosul, perante a ameaça de aproximadamente dois mil milicianos do Estado Islâmico, colocou a necessidade do Irã reativar as milícias xiitas. A maior delas, a Mehdi, assim como aconteceu com outras menores, tinha sido dissolvida, em 2008, sobre a pressão iraniana, e direcionada a apoiar o braço político da família al-Sadr a partir de programas sociais. Alguns milicianos foram incorporados aos aparatos de segurança e ao exército.

Outras milícias xiitas iraquianas, como Asaib al-Haq e as Brigadas do Dia Prometido, tinham sido mantidas em estado de espera, fora da esfera pública, na tentativa de evitar a desestabilização do governo de al-Maliki. Mas agora a mobilização em larga escala se tornou fundamental para conter o avanço da desestabilização no Iraque.

Para o Irã, a estabilização da fronteira ocidental constitui um dos componentes mais importantes da política. Historicamente, essa tem sido a origem de todas as agressões. Ao mesmo tempo, na disputa regional, o Iraque desempenha um papel de contenção da Arábia Saudita devido à existência de uma maioria xiita, cujas principais lideranças têm ligações com o Irã. Os alawitas, na Síria, além de controlarem as regiões estratégicas que dão acesso ao Mar Mediterrâneo e a capital do país, Damasco, permitem o suprimento do Hizbollah, a poderosa milícia libanesa. O Hizbollah derrotou os sionistas israelenses em 2006 e representa um dos principais mecanismos de contenção contra a agressividade da reação na região. As suas táticas têm se tornado referência em vários países da região, como a Faixa de Gaza e o Iêmen.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade de escreve para seu blog pessoal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.