1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

EH Herri Gorri talde komunistaEuskal Herria - ASEH - A Herri Gorri (HG) surge como «resposta política e organizativa à necessidade de uma referência comunista em Euskal Herria», afirma-se num comunicado. 


É seu objectivo «prioritário e fundamental» construir uma «referência de classe, independente, marxista-leninista» que seja «espaço de convergência para a futura criação do Partido Comunista de Euskal Herria, organização central e centralizadora da luta da classe trabalhadora pela emancipação socialista».

O comunicado, datado de Dezembro de 2014, refere que «um grupo de comunistas, na sua maioria ligados ao Movimento de Libertação Nacional Basco, decidiu unir-se em torno de um projecto estratégico de transformação socialista». «Uma Euskal Herria política e economicamente soberana» surgirá da unidade do Povo Trabalhador Basco e da transformação da correlação de forças com o capital e as suas organizações políticas, sociais e estatais, defende a organização.

Para a HG, a soberania e a independência de Euskal Herria enquadram-se num programa estratégico marxista-leninista que tem como objectivo «criar as condições para uma ruptura democrática», um programa de transição para o socialismo que constitua premissa de ruptura com o quadro dos estados espanhol e francês e da União Europeia».

A HG define o movimento de libertação nacional de Euskal Herria «como uma estratégia que compreende duas fases qualitativamente diferenciadas». A de acumulação estratégica e de reorganização passa pela «construção de uma referência comunista e de uma linha de intervenção política e ideológica no movimento popular e no movimento sindical, unificando lutas e criando uma massa crítica». Só um Povo Trabalhador Basco organizado fará frente ao nacionalismo, ao reformismo e ao oportunismo e, sem renunciar à sua autodeterminação, nem ao desenvolvimento de organizações ao serviço da sua libertação como classe, enfrentará o capitalismo, o imperialismo e o patriarcado.

Na fase da ruptura e luta pelo poder político, o Povo Trabalhador Basco, «organizado e consciente da sua necessária autodeterminação socialista, levará a efeito a ruptura com os âmbitos de dominação estatais e da UE, para dar resposta à exploração e à opressão a que foi submetido», afirma o texto, antes de terminar sublinhando que a Herri Gorri «é história de Euskal Herria e, acima de tudo, presente e futuro socilistas», de uma «Euskal Herria sem classes nem exploração».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.