1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

comunistas filipinasFilipinas - Diário Liberdade - O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, anunciou que o Exército do Estado burguês deterá as ações contra a guerrilha maoísta por um mês com motivo do Natal católico, que neste ano coincide com a visita do chefe do Estado Vaticano, J. M. Bergoglio (Francisco).


Foto de Romeo Gacad: Combatentes maoístas do Novo Exército do Povo. 

O anúncio foi feito peloo chefe militar do país, o general Gregório Catapang, nesta segunda-feira e começa a vigorar hoje, dia 18 de dezembro, e com duração de um mês, até 19 de janeiro de 2015, precisamente o dia em que Bergoglio abandona o País de maioria católica, após uma visita de 4 dias.

"A declaração da suspensão de ofensiva militar contra o Novo Exército do Povo vai ressaltar a sinceridade do governo de buscar a paz", disse Catapang no comunicado que anuncia o cessar-fogo mais longo das últimas três décadas de guerra interna na ex-colônia espanhola no extremo-oriente.

A guerra popular da guerrilha maoísta contra o Estado burguês prolonga-se há 45 anos, em um conflito que já fez mais de 40 mil mortes.

A poderosa guerrilha, formada por uns 4.000 membros e com ampla presença em áreas de mineração na ilha de Mindanao, no sul do país, costuma declarar uma trégua mais curta para o Natal e Ano Novo, o que provavelmente volte a acontecer neste ano.

O porta-voz militar do governo, coronel Restituto Padilla, declarou no entanto que o cessar-fogo não inclui o grupo islamita Abu Sayyaf, que opera nas ilhas de Basilan e Jolo, também no sul do país.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.