1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

280410_lenin300Rússia - Opera Mundi - O centro de Moscou foi tomado nesta quinta-feira (22/4) por uma maré vermelha.


Centenas de comunistas se reuniram nos Jardins Aleksandróvski com bandeiras e cartazes e caminharam até o Mausoléu de Lenin, na Praça Vermelha, para celebrar o 140º aniversário de nascimento do líder da Revolução Bolchevique, Vladímir Ílhitch Lenin (1870-1924).

A cerimônia solene começou com a entrega de medalhas aos destacados membros do Partido Comunista e foi acompanhada tanto por aposentados quanto por jovens comunistas. O secretário-geral do Partido Comunista, Guennádi Ziuganov, fez um discurso inflamado, destacando a importância do ensino de Lenin nas escolas e na mídia. Além disso, prometeu que não permitirá que o corpo do líder bolchevique seja tirado do mausoléu, onde está desde 1924, e enterrado num cemitério - como defendem alguns setores conservadores.

As comemorações começaram há dois dias, com um congresso que reuniu 10 mil pessoas na sede do Partido Comunista russo. As celebrações para honrar a memória do primeiro líder soviético se estenderam por todo o país, principalmente nas cidades de Kazan, Oremburgo, Magadan, Tula, Níjni-Novgorod e Krasnodar.

A polêmica sobre a exibição do corpo de Lenin no mausoléu da Praça Vermelha reapareceu esta semana e continua gerando controvérsias. 67% dos russos acreditam que o corpo de Lenin deveria ser enterrado.

A Igreja Ortodoxa Russa declarou que a exposição permanente do corpo do líder soviético vai de encontro à tradição cultural russa. "Na verdade, já se transformou num objeto turístico", comentou o arcebispo de Moscou Vsevolod Tchaplin.

Guennádi Ziuganov insistiu esta semana numa coletiva de imprensa na importância da exibição pública do corpo de Lenin. "Os últimos acontecimentos mostram que as ideias de Lenin devem ser postas em prática. O capitalismo dividiu o mundo e a qualquer momento podemos ter uma nova guerra. Lenin sempre disse que o imperialismo era uma doença e que a especulação financeira nos levaria à falência cedo ou tarde". Ziuganov citou ainda a importância do revolucionário na história do Estado: "Ele pregou a amizade entre os povos e a justiça. Não conheço outro homem que tenha feito tantas coisas em apenas 54 anos de vida. Lenin entrou para a História e o nome dele sobreviverá por séculos".

Lenin cai, Stalin sobe

Para os social-democratas do partido Rússia Justa, Lenin é um objeto de culto somente para uma parte da sociedade russa. "Este culto paraliza o desenvolvimento político do país e faz com que os cidadãos não entendam o papel histórico de Lenin", comentou o líder do partido, Serguei Mironov.

Apesar de 42% dos russos terem uma visão positiva do pai da Revolução Bolchevique, pesquisas do Centro de Pesquisa e Opinião Pública Russa indicam que este índice vem diminuindo na última década, enquanto a figura de Stalin se populariza a cada ano. Segundo o centro, 31% dos russos acreditam que a memória de Lenin ficará na História, mas "ninguém seguirá seu caminho".

Por enquanto, os comunistas estão ganhando a batalha e Lenin continuará descansando no Mausoléu da Praça Vermelha.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.