1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH Jo ta ke 2Euskal Herria - ASEH - Hoje, quarta-feira, um jovem pamplonês de 23 anos é julgado na Audiência Nacional espanhola por, alegadamente, ter publicado «mensagens a favor da ETA» no Twitter. [O Ministério Público (MP) considera que a expressão «jo ta ke» é do meio «da esquerda independentista basca». Na imagem, uma faixa de apoiantes do Athletic em que a expressão é utilizada para incentivar a equipa.]


O MP acusa-o de «enaltecimento do terrorismo», mas, na informação divulgada pela EFE, o que salta à vista é o facto de as mensagens terem um outro tipo de conteúdo.

Por exemplo, na sua conta de Twitter, o jovem que vai ser julgado escreveu «Bem-vinda, Inés!», quando a presa basca Inés del Río foi libertada; ou publicou um tweet com o logótipo da organização Askatasuna (pró-amnistia), acompanhado da inscrição «Euskal Presoak Euskal Herrira» [os presos bascos para o País Basco].

Retuìtar também é crime?

Outro dos crimes de que o jovem é acusado é a publicação de uma fotografia em que aparece uma faixa com a inscrição «Jo ta ke» [sem descanso; sem parar]; outro é o facto de ter retuìtado a mensagem «agur eta ohore» [saudação e honra] referindo-se a Arkaitz Bellón, o preso de Elorrio falecido na cadeia faz agora dois anos.

O MP vê nestas mensagens uma «inequívoca intenção de enaltecer os crimes de terrorismo» e pede dois anos de prisão e dez de inabilitação total para o jovem navarro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.