1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

accragana1Estados Unidos - Opera Mundi - Transferência de dupla iemenita divide opiniões no país africano; detento kuwaitiano também tem transferência liberada, ele será repatriado nesta sexta.


A população de Gana se mostrou dividida nesta sexta-feira (08/01) com a vinda de dois iemenitas presos em Guantánamo há quase 14 anos na base naval norte-americana em Cuba.

Nas próximas horas, os dois detentos chegarão à capital do país africano, Acra. Na última quarta (06/01), eles foram libertados pelo governo dos EUA e enviados ao território ganense, em um acordo com as autoridades locais. A transferência de ambos havia sido aprovada em 2010.

Segundo o site GhanaWeb, uma parcela dos cidadãos da capital está apreensiva com a chegada da dupla, pois creem que o país se coloca como um alvo do terrorismo ao recebê-los. Outra parcela, contudo, acredita que receber Mahmud Umar Muhammad bin Atef e Khalid Muhammad Salih al-Dhuby poderá ajudar a reputação de Gana perante a comunidade internacional.

O Ministério das Relações Exteriores de Gana afirmou que eles poderão permanecer no país durante dois anos, segundo a Associated Press. A pequena nação da África Ocidental também receberá dois prisioneiros de Ruanda, julgados pelo Tribunal Criminal Internacional para Ruanda — que julga os crimes cometidos durante o genocídio do país, em 1994.

Tanto Atef quanto Dhuby não foram autorizados a voltar para o Iêmen devido à guerra civil que afeta o país desde março do ano passado. Os dois foram classificados como “membros prováveis” da Al Qaeda, mas foram definidos pelas autoridaes norte-americanas como “de baixo risco”. O embaixador ganês entrevistou os dois antes de aprovar a transferência.

“Os EUA agradecem o governo de Gana por seu gesto humanitário e disposição em apoiar os contínuos esforços dos EUA para fechar a prisão da Baía de Guantánamo”, declarou em nota um porta-voz do Pentágono

Um terceiro detento, Faez Mohamed Ahmed Al-Kandari, do Kuwait, também teve sua transferência autorizadas. Ele embarcará para seu país de origem nesta sexta-feira (08/01), informou o Pentágono, onde será solto.

Detentos de Guantánamo

Com a saída dos iemenitas e do kuwaitiano, Guantánamo ainda possui 104 presos, dos quais 31 já tiveram suas transferências liberadas e estão esperando acolhida. Além de Atef e Dhuby, outros 14 detentos na base naval norte-americana devem ser liberados até o fim de janeiro.

Após a liberação do trio, a Anistia Internacional veio à público criticar a atitude norte-americana. “A administração dos EUA está esperando que outros países façam o que eles próprios se recusam a fazer, apesar de serem a autoridades, este país que criou esse problema em primeiro lugar”, disse à Deutsche Welle, Rob Freer, pesquisador  da organização de direitos humanos .

“Os EUA são responsáveis por isso e não fizeram tudo o que poderiam ter feito para acabar com esta injustiça”, completou.

Há anos, o presidente norte-americano, Barack Obama, vem tentando fechar Guantánamo, uma das suas principais bandeiras eleitorais. Sem o apoio do Congresso de maioria republicana, ele não conseguiu sequer autorizar a transferência de detentos para prisões dentro de seu território nacional, recorrendo a outros países. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.