1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Bilbo1836 amnistiaren aldeko manifaEuskal Herria - ASEH - Milhares de pessoas manifestaram-se ontem na capital biscainha em defesa da amnistia, considerando que esta é uma parte fundamental da resolução do conflito. Para os promotores da mobilização, só se pode pôr fim à opressão nacional e social a que o País Basco é submetido quando se enfrentar as causas que estão na origem do conflito.


4500 foi o número de participantes avançado por um meio de comunicação nada simpatizante com a causa. A mobilização de hoje ganha maior relevo se se tiver em conta o combate que lhe foi dado pela linha da «pijolandia ciudadanista», com muito show audiovisual e cada vez menos miolo ideológico. No final, uma representante do Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão sublinhou os obstáculos enfrentados antes de afirmar: «Aqui estamos e continuaremos a estar».

A manifestação, que atravessou Bilbau entre o Sagrado Coração e o Arriaga, começou no meio dos intensos aplausos de quem estava nos passeios. Ali, e durante o percurso da marcha, foram constantes as palavras de ordem «Presoak kalera, amnistia osoa» [os presos para a rua, amnistia geral], «Borroka da bide bakarra» [a luta é o único caminho], «Amnistiarik gabe, bakerik ez» [sem amnistia não há paz] e «Jo ta ke, irabazi arte» [sem descanso até à vitória]. Em declarações à comunicação social, Sendoa Jurado, do Movimento pró-Amnistia, disse que na «esquerda abertzale não há ninguém que não queira a amnistia».

A manifestação, em que se respirou a «força e a tenacidade do povo basco» na sua luta pela independência e o socialismo, foi seguindo pela Kale Nagusia, passou pela Moyua e a Biribila, com grande ímpeto, e terminou no Arriaga. Ali, houve bertsos, foram lidas mensagens de presos políticos bascos e de refugiados, agradeceu-se às diversas delegações internacionais a sua participação na mobilização e fez-se um convite a unir a luta em prol da amnistia.

Nas intervenções que se foram sucedendo, os representantes do Movimento pró-Amnistia sublinharam que, «apesar de todos os obstáculos, ali estavam e continuarão a estar». Recordaram que foi «há um ano e meio tomaram a decisão de trazer novamente para a rua a reivindicação da amnistia» e, considerando que esta é a «saída para o conflito» que opõe Euskal Herria aos estados espanhol e francês, afirmaram que a manifestação de hoje constitui um «ponto de viragem» nesta luta. A concluir a mobilização, os presentes cantaram o «Eusko Gudariak» e «A Internacional».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.