1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH euskal gazteria aurrera presoak kalera amnistia osoa1Euskal Herria - ASEH - O Supremo Tribunal espanhol (ST) alterou as sete condenações decretadas pela Audiência Nacional espanhola, em Maio deste ano, no âmbito do processo dos 28 jovens acusados de pertencerem à organização juvenil, independentista e revolucionária basca Segi.


O Supremo, que em 2007, de forma muito conveniente, classificou esta organização consequente como «terrorista», anulou agora cinco das penas e reduziu as outras duas de seis para dois anos de prisão.

A libertação de quatro jovens gasteiztarras e de um bilbaíno ocorreu no dia 4, mas só agora foi conhecido o acórdão do ST, que os absolve. No caso de Ainhoa Villaverde e Ibon Esteban, condenados como eles em Maio, a pena foi reduzida para dois anos. Com o tempo já cumprido em prisão preventiva, espera-se que sejam libertados nos próximos meses. No acórdão, a justiça espanhola fundamenta a condenação dos últimos na sua «militância activa», mas reduz-lhes a pena porque «não participaram em acções de kale borroka», nem «deram instruções para acções violentas». [No joda, majo!]

Recorde-se que estes sete jovens faziam parte de um grupo de 28 que foram julgados no tribunal de excepção, em Madrid, entre Setembro e Dezembro de 2014, acusados de pertencer à Segi. Detidos em 2010 e 2011, 19 deles afirmaram ter sido submetidos a torturas e maus-tratos pela Polícia. [Que no, eso jamás pasó en Expaña!]


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.