1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Irunea 1869Egoi kaleanEuskal Herria - ASEH - O pamplonês Egoi Irisarri foi condenado a pagar uma multa de 2320 euros por chamar «torturador», na rua, ao polícia que o torturou durante a sua detenção, em 2010.


O tribunal acusou-o de «calúnias e injúrias» contra as Forças de Segurança do Estado espanhol. A defesa pode recorrer.

Irisarri foi julgado juntamente com 27 jovens bascos, acusados de pertencer à organização juvenil, independentista e revolucionária Segi. No decorrer do julgamento alguns deles relataram as torturas a que foram submetidos enquanto estiveram incomunicáveis. Irisarri afirmou ter sido espancado (especialmente nos testículos), sofrido sessões do «saco», obrigado a fazer exercícios físicos até à exaustão, entre outros tormentos.

Chegaram a tal ponto que teve de ser internado no Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, antes de ser presente ao juiz de instrução, Fernando Grande-Marlaska, que lhe deu ordem de prisão.

No julgamento, o Ministério Público negou a existência de tortura, mas, face à queixa apresentada por Irisarri e ao relatório hospitalar, decidiu arquivar o processo contra o navarro. A 25 de Março deste ano, a Polícia voltou prendê-lo, por ter chamado «torturador» a quem foi identificado como tal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.