1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

EH Bergoi Madernaz Ekaitz SamaniegoEuskal Herria - ASEH - Bergoi Madernaz e Ekaitz Samaniego, presos políticos bascos naturais de Gasteiz, foram afastados de Euskal Herria: o primeiro foi enviado para Villabona (Astúrias, a 355 km de casa) e o segundo para Múrcia (a 743 km).


Recorde-se que, há três semanas, a política de dispersão foi aplicada a Marina Sagastizabal, Ainhoa Villaverde e Aiala Zaldibar.

Bergoi Madernaz é um dos condenados a seis anos de cadeia no processo dos 28 jovens acusados de pertencer à Segi. Foi preso no dia 6 de Maio, juntamente com Marina Sagastizabal, Ainhoa Villaverde e Xabat Moran, ainda antes de se conhecer a sentença - algo que os advogados designaram como uma «jogada» ilegal da Ertzaintza e da Polícia espanhola para evitar o Muro Popular de Gasteiz. Aiala Zaldibar, Ibon Esteban e Igarki Robles - os outros condenados no processo - conseguiram fugir e só foram presos a 18 de Maio, por entre grande apoio popular.

Ekaitz Samaniego foi preso a 14 de Janeiro de 2012, no meio de uma grande mobilização popular. Antes, tinha passado uma semana enclausurado na igreja de Los Angeles, em Gasteiz, e algum tempo escondido, para assim denunciar e tornar visíveis o seu caso e o de outros militantes políticos. Foi acusado de pertencer à Segi (aurrera Segi!) e está a cumprir uma pena de sete anos de meio de prisão.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.