1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Donostia 1160Oier Oari ongi etorriaEuskal Herria - ASEH - Após quatro anos na cadeia e três meses de residência obrigatória nos arredores de Paris, o ex-preso político donostiarra Oier Oa foi expulso do Estado francês, tendo aterrado em Madrid (Espanha).


Dali seguiu para Euskal Herria, para a sua Donostia natal, e, no bairro de Gros, recebeu um primeiro ongi etorri (ato de boas-vindas). Oa pode residir no País Basco Sul, mas não regressar a casa, em Larresoro (Lapurdi, EH).

A situação de Oier é de liberdade parcial: pode circular em território sob dominação espanhola mas não regressar à terra onde fez vida antes de ser preso, onde trabalhou, onde tem mulher e filhos, no País Basco Norte, sob dominação francesa. A sua advogada apresentou um recurso contra esta situação, que ainda não foi apreciado.

Recorde-se que, depois da sua «libertação», em Abril, Oier Oa foi obrigado a viver em municípios nos arredores de Paris, a centenas de quilómetros de Larresoro e sob fortes medidas restritivas. Neste período, chegou a ter de viver numa tenda e, depois, numa caravana, em condições muito precárias. No dia 17 de Junho, foi colocado num centro de retenção, com vista à sua expulsão para o Estado espanhol, agora concretizada.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.