1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

usaEstados Unidos - VTV - [Tradução do Diário Liberdade] Em um intenso debate na última segunda-feira (11) no Conselho de Direitos Humanos da ONU, os EUA foram duramente criticados por várias delegações que lhe recomendaram fazer mudanças profundas para melhorar sua situação em matéria de direitos humanos.


Os apontamentos foram feitos durante o Exame Periódico Universal (EPU) aos Estados Unidos, em que países desenvolvidos e em desenvolvimento recomendaram a Washington ficar em dia com os seus compromissos adquiridos com o Sistema Universal de Direitos Humanos.

Leia também: Mães afro-americanas protestam contra racismo e violência policial nos EUA

A delegação dos EUA fedendeu as bandeiras que aplica em relação aos direitos humanos, mas porta-vozes de outras nações mencionaram as graves violações estadunidenses, entre elas o uso desproporcional das forças policiais contra civis, a discriminação racial e o uso de drones contra civis.

Países como a Venezuela recomendaram o fechamento das prisões de Guantánamo e Abu Ghraib e dos campos de detenção de NAMA e BALAD e a moratória ou eliminação da pena de morte.

Leia ainda: Prisões dos EUA torturam deficientes mentais, denuncia a HRW

O embaixador Jorge Valero, representante permanente da Venezuela em Genebra, recomendou que os EUA ratifiquem todos os convênios internacionais de direitos humanos e seus protocolos; os da Organização Internacional do Trabalho, do Sistema Interamericano e o Estatuto de Roma.

Valero insistiu em que os EUA devem derrogar "o infame decreto contra a Venezuela" e as demais medidas coercitivas unilaterais impostas a países soberanos, e respeitar o direito à livre determinação e fim da ingerência contra a Venezuela.

Entre a lista de recomendações formuladas pela Venezuela, destacaram: "Que os Estados Unidos extraditem Luis Posada Carriles e os demais terroristas solicitados pela Venezuela; que proíba o uso da tortura e puna quem a pratique, assim como os responsáveis pelo uso da força letal contra pessoas afro-americanas e de origem latina, indenizando as vítimas desses atos".

O Governo do presidente Nicolás Maduro recomendou aos EUA que acabe e proíba a espionagem de comunicações e dados privados das pessoas ao redor do mundo.

Também recomendou que a nação norte-americana derrogue a Emenda da escravidão e que proíba esta prática contra os trabalhadores agrícolas, especialmente mulheres e crianças, decretando também a licença-maternidade obrigatória e a igualdade dos salários entre homens e mulheres, assim como o estabelecimento de uma instituição nacional de direitos humanos, segundo os Princípios de Paris.

"O mundo está dizendo aos EUA que se ocupe em melhorar suas políticas e práticas de direitos humanos, âmbitos onde pretende se colocar como juiz universal, quando está longe de acabar com a deplorável tradição de desrespeito a esses direitos, tanto em seu território como no exterior", agregou o diplomata venezuelano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.