1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

mentalEstados Unidos - Diário Liberdade - Presidiários com doenças mentais nos EUA são alvos do uso "desnecessário, excessivo e até mesmo maldoso da força" por parte dos funcionários dos presídios de todo o país. Torturas, como afogamento em substâncias tóxicas, choques elétricos e retenção em cadeiras ou camas durante dias fazem parte do tratamento oferecido às pessoas com deficiência mental nas prisões estadunidenses.


Foto: Preso diagnosticado com transtorno bipolar e depressão é imobilizado por guardas de uma prisão em Maine, EUA.

Isso é denunciado em um relatório divulgado nesta terça-feira (12), pela ONG Human Rights Watch (HRW), sobre o uso da força contra os reclusos com deficiência mental nas prisões dos Estados Unidos.

O documento revela também que funcionários golpearam prisioneiros, quebrando seus maxilares, narizes, costelas, além de dilacerações, queimaduras de segundo grau, contusões profundas e órgãos internos danificados. Em alguns casos, o uso da força levou à morte de presidiários, segundo a HRW.

De acordo com Jamie Fellner, conselheira sênior da organização e autora do relatório, "a força é usada contra prisioneiros mesmo quando, por causa de sua doença, eles não podem compreender ou cumprir as ordens dos funcionários".

O relatório aponta que as forças de segurança das prisões fazem uso violento da força mesmo quando os presos se envolvem em comportamentos derivados de seus problemas de saúde mental e em situações que não representam ameaças, como urinar no chão, bater na porta da cela, e reclamar do não recebimento de refeições.

Cita o exemplo de um presidiário da Flórida, diagnosticado com esquizofrenia. Ele, após defecar no chão, se recusou a limpar a sujeira. Os guardas o colocaram debaixo de um chuveiro, sabendo que não poderia controlar a temperatura ou o fluxo da água. Ele foi deixado no chuveiro durante uma hora e acabou morrendo.

A HRW acredita que a força indevida, excessiva e punitiva contra os presos com problemas mentais é generalizada e pode estar aumentando em 5.100 prisões dos Estados Unidos.

Estima-se que um em cada cinco presos nos EUA têm uma doença mental grave, devido ao tratamento inadequado por parte dos serviços de saúde mental. Por isso, esses presidiários tendem a se recusar a obedecer as ordens e quebrar as regras com maior frequência do que os outros, e o relatório revela que a resposta padrão da equipe de segurança pode ser o uso da força.

Especialistas recomendam que seja aplicado um tratamento especial e diferenciado aos presos cujo comportamento disruptivo é sintomático da doença mental. Isso não ocorre na maioria dos presídios estadunidenses, cujos funcionários não são plenamente capacitados para lidar com tais situações.

A HRW recomenda a redução do número de presidiários com deficiências mentais, além de melhorias no sistema público de saúde mental e também destes serviços nos presídios.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.