1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Ibon fernandezEuskal Herria - ASEH - O Tribunal de Apelação de Paris rejeitou o pedido de suspensão de pena de Ibon Fernández Iradi, pelo que o preso natural de Lasarte (Guipuscoa), que sofre de esclerose múltipla, irá continuar recluso na cadeia de Lannemezan.


A advogada Maritxu Paulus-Basurco, que se mostrou «indignada» com a decisão, revelou que o tribunal considera que a evolução da doença é imprevisível e que o estado do preso basco é compatível com a sua continuidade na cadeia. Agora, Ibon Fernández Iradi tem cinco dias para recorrer para a Corte de Cassação.

O colectivo Bagoaz manifestou-se bastante «contrariado» por esta decisão judicial. Uma das suas porta-vozes, Emilie Martin, afirmou que se trata de uma clara «decisão política». «Eles dão desculpas e apresentam alterações para ganhar tempo; são desculpas políticas para não o libertarem», disse Martin, sublinhando que «irão continuar a exigir a libertação» de Ibon.

Em comunicado, a coligação abertzale EH Bai denunciou «firmemente» a decisão do tribunal, considerando que Ibon – cuja suspensão de pena já foi decretada por um tribunal de Paris em Junho do ano passado – «não devia continuar na cadeia, tendo em conta o seu estado de saúde». Foram convocadas mobilizações de protesto para Baiona e Lasarte-Oria.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.