1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Irunea 1787epaiketarik ezEuskal Herria - ASEH - Dez jovens da Comarca de Pamplona, acusados de pertencer à Segi e para os quais o Ministério Público pede dez anos de cadeia, começam a ser julgados na AN espanhola segunda-feira. Para protestar contra os julgamentos políticos e reclamar a absolvição destes jovens, cerca de 1500 pessoas participaram, ontem, numa «marcha ruidosa» pelas ruas da capital navarra.


Por volta das 18h00, a manifestação, convocada pelo Iruñerriko Herri Harresia, partiu do Parque Antoniutti, depois de ali terem chegado colunas provenientes de Barañain-Donibane e de Iturrama-Arrosadia (esta teve problemas com a Polícia espanhola, que apareceu no local de encontro). Atrás de uma faixa em que se pedia o fim dos julgamentos políticos, seguiam alguns dos jovens processados e muitas centenas de pessoas (1500, segundo os organizadores).

À frente, os zanpantzarrak já «chamavam a atenção para o caso» destes jovens nas ruas de Iruñea, mas mais ainda o fizeram os tambores, os megafones, os apitos e a palavra de ordem constantemente repetida «ez, ez, ez, epaiketarik ez!», até à Gaztelu Plaza, onde a marcha terminou. Maider Caminos, do Muro Popular da Comarca de Pamplona, disse aos jornalistas que «estes jovens vão ser julgados pela sua militância política» e que, para além deles, «há mais 34 navarros à espera de serem julgados pela sua actividade política; 200 pessoas em toda Euskal Herria».

Mikel Marin, Iker Aristu, Diego Octavio, Iker Araguas, Ibai Azkona, Oihan Ataun, Mikel Beunza, Iñaki Marin, Gorka Sueskun e Mikel Flamarike foram detidos entre Setembro e Novembro de 2008 e, pese embora terem denunciado as torturas que padeceram, foram encarcerados. Sete deles foram libertados passados poucos meses, depois de pagarem «fianças milionárias». Iker Araguas, Iñaki Marin e Ibai Azkona continuam na cadeia - e não foram esquecidos na mobilização de ontem.

Nos dias em que houver sessões de julgamento, realizar-se-ão concentrações frente à Delegação do Governo espanhol na capital navarra (das 10h00 às 12h00); a 4 e 11 de Maio também haverá concentrações frente à sede do PP.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.