1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH Antton Troi LondresenEuskal Herria - ASEH - O juiz Howard Riddle, do Tribunal de Westminster, aceitou o pedido de extradição efectuado pelos fascistas espanhóis, que moveram uma perseguição implacável a Troitiño desde que foi libertado, faz hoje precisamente três anos.


O ano passado, a juíza Emma Arbuthnot rejeitou um outro pedido de extradição. A defesa já anunciou que vai recorrer da decisão.

Na sequência das ofensivas lançadas pelo tribunal de excepção espanhol, o ex-preso foi detido por diversas vezes em Londres, a última das quais em Dezembro, tendo então ficado em liberdade condicional. No julgamento de hoje - o terceiro relacionado com pedidos de extradição que Troitiño enfrentava no Reino Unido -, o juiz rejeitou a acusação de posse de documentos falsos, também formulada pelas forças espanholas, mas fundamentou a decisão numa alegada pertença de Troitiño à ETA.

O donostiarra, a quem Espanha aplicara a «doutrina Parot» (prolongando-lhe a pena até 2017), saiu da prisão de Huelva a 14 de Abril de 2011, depois de ter passado 24 anos na cadeia e de o Tribunal Constitucional ter aceitado um recurso relacionado com o tempo de pena que cumprira em prisão preventiva. Começou então uma furiosa campanha política e mediática contra Troitiño; uma semana depois, já a Audiência Nacional espanhola tinha emitido um mandado de busca e captura.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.