1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

geraldovandre7Ucrânia - Opera - Na última quinta-feira (9), o Parlamento da Ucrânia aprovou uma lei que bane "os regimes comunistas e nazistas, bem como todos os seus símbolos." 254 membros do Parlamento ucraniano votaram a favor.


De acordo com a lei, todas as organizações, partidos políticos ou veículos midiáticos acusados de fazer propaganda do comunismo ou nazismo devem ser fechados. Apoiadores dos regimes devem ser investigados e informações sobre eles devem ser divulgadas, para que "não deixemos que tais crimes aconteçam no futuro [...]"

No mesmo dia em que a lei foi votada, foi aprovada também no Parlamento uma lei que oficialmente reconhece os nacionalistas ucranianos que colaboraram com o nazismo no século XX como "lutadores da liberdade". De acordo com a nova lei, membros de diversos grupos oficiais e paramilitares, incluindo a Organização de Ucranianos Nacionalistas (OUN) e o Exército Insurgente Ucraniano (EIU), agora têm direito a benefícios sociais.

Leia também:

Borotba analisa a situação no país: governo de ultraliberais e nazistas

Entrevista a um responsável do Borotba no exílio

Segue nota oficial da organização comunista "Borotba" sobre o banimento:

"Na Ucrânia, uma lei foi passada hoje proibindo a "propaganda da ideologia comunista". O código criminal vem com a punição de 5 a 10 anos de aprisionamento, e o possível confisco de propriedade.

A decisão de hoje, feita pelo Parlamento, pelo banimento da ideologia comunista, é a mesma lógica e o resultado inevitável da vitória do Euromaidan enquanto a guerra civil e os duríssimos aumentos tarifários aumentam, e benefícios sociais, educação e cuidado médico gratuito são destruídos.

O anti-comunismo foi proclamado um dos três componentes da ideologia desse movimento da burguesia ucraniana, junto ao nacionalismo agressivo e o fundamentalismo neoliberal de mercado.

A Junta ucraniana só implementa o que foi prometido um ano atrás durante o Maidan, quando o anticomunismo e os pedidos pela punição da esquerda não eram só a norma, mas um código de vestimenta. Isso só ficou desconhecido para aqueles que não queriam ver a realidade por causa da miopia política, da covardia, e do oportunismo pelo ganho momentâneo.

Naturalmente, com as mais conscistentes, ambiciosas e duras políticas anti-sociais na história da Ucrânia, o regime de extrema-direita está tentando se proteger da ideologia que pode objetivamente liderar a resistência às suas ordens, por meio da repressão política e censura.

Portanto, nossa tarefa é promover a ideologia comunista na Ucrânia como represália. O Borotba só intensificará nosso trabalho, protegendo os interesses de todo o povo trabalhador!"


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.