1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

repressao euaEstados Unidos - Opera Mundi - Novo estudo feito pelo governo norte-americano indica que documento oficial do FBI contava, em média, apenas 383 dos 928 casos anuais de homicídios policiais.


Foto: Agência Efe.

Um relatório do governo dos EUA apontou que o total de homicídios praticados pela polícia norte-americana é duas vezes maior do que o número de casos que são oficialmente relatados pelas forças de segurança ao governo. Isto é, em média dos 928 casos anuais de mortes civis por mãos policiais, apenas 383 eram reportados ao governo.

Até a publicação deste estudo, produzido pelo Departamento de Estatísticas da Justiça dos EUA, a ferramenta usada para monitorar a violência policial no país era o levantamento feito pelo FBI, que, ano após ano, publicava informes contabilizando o total de "homicídios justificáveis pelas forças de segurança".

Clique aqui e leia o relatório (em inglês).

A título de comparação com a situação brasileira, em 2012, por exemplo, o registro oficial dá conta de que 1.890 pessoas foram mortas pelas mãos da polícia no Brasil. Apenas em São Paulo, a PM paulista matou em média 540 pessoas por ano, entre 1995 e 2014.

Terrorismo

O estudo também analisa as mortes de norte-americanos vítimas de atentados terroristas. A média nos últimos anos é de 16 pessoas mortas nessas circunstâncias. Em comparação com os números de violência policial, a chance de ser assassinado pela polícia é 55 vezes maior do que por um ataque terrorista nos EUA.

Após investigação do caso de Michael Brown, jovem negro desarmado morto por um policial em Ferguson em agosto passado, a Justiça dos Estados Unidos concluiu na semana passada que o racismo faz parte da rotina da polícia local, principalmente, contra a comunidade negra.

De acordo com o relatório do órgão federal, a polícia de Ferguson violava regularmente os direitos constitucionais dos cidadãos e participou de uma "rotina" de discriminação contra a população negra na cidade. Além disso, o documento ressalta que, entre 2012 e 2014, enquanto os negros respondiam por 67% da população, 85% dos automóveis parados pela polícia eram conduzidos por negros e 90% das pessoas convocadas ao tribunal eram negras, bem como 93% dos detidos, apontou a AFP. Em 88% dos casos de uso da força policial, os suspeitos eram afro-americanos, diz o relatório.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.