1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

110115 Bilbo sakabanaketareEuskal Herria - ASEH - Muitos milhares de pessoas (fala-se em 80 mil) iluminaram, ontem à tarde, a Praça Zabalburu contra a política de dispersão, no final de uma manifestação que partiu com vinte minutos de atraso de La Casilla e da Câmara Municipal. No acto final, os bertsolaris Igor Elortza, Maialen Lujanbio e Amets Arzallus foram os primeiros a intervir. Elortza disse que estavam todos ali porque queriam que os presos bascos fossem livres.


Seguiu-se a interpretação do tema «Zenbat», pelos músicos Rafa Rueda e Agus Barandiaran, e, em nome da plataforma convocante, a intervenção de Fermin Muguruza e Saroi Jauregi, que acusaram os Estados de «violarem de forma planificada» os direitos dos presos e apelaram à criação de uma rede contra a dispersão, unitária e forte. Muguruza lembrou o direito dos presos a estar no País Basco e sublinhou a necessidade de se trabalhar nesse sentido. A mensagem foi lida em inglês, francês, castelhano e basco.

Até à Praça Zabalburu, foram os familiares dos presos e as furgonetas Mirentxin, que todos os fins-de-semana transportam inúmeros familiares e amigos até às cadeias, que abriram as duas colunas da mobilização, oficialmente sem faixas e silenciosa - embora se tenham visto várias faixas a reclamar o regresso dos presos a casa e a amnistia e não tenham faltado os aplausos e várias palavras de ordem a favor dos presos ao longo do percurso.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.