1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020115 EH DarocaEuskal Herria - ASEH - Depois de viajarem centenas de quilómetros desde Euskal Herria, cerca de 400 jovens chegaram no passado dia 30 à cadeia de Daroca (Saragoça, Espanha) para apoiar os presos políticos bascos e reclamar o fim da política de dispersão. Com esta acção, convocada pela Ernai, termina a campanha «11 compromissos para a liberdade», iniciada no dia 19.


Nove autocarros e vários automóveis partiram de Araba, Biscaia, Guipuscoa e Navarra com destino à prisão espanhola em Aragão. À chegada, teve lugar um pequeno concerto em solidariedade com os presos que se encontram naquele presídio; em seguida, Aitor Anda, militante da Ernai, disse que ali se tinham juntado porque tinham orgulho na luta dos presos políticos bascos; acrescentou que o compromisso da sociedade é fundamental para se cumprir a rota traçada pelos presos e refugiados com vista à resolução do conflito.

Depois da intervenção, os jovens bascos aproximaram-se da cadeia exibindo bandeirolas pelo repatriamento dos presos, bandeiras bascas, uma faixa em defesa da amnistia, e usaram foguetes e potes de fumo azul para assinalar a sua presença.

Detenções em Pamplona

Três jovens foram detidos pela Polícia espanhola, em Pamplona, quando realizavam uma acção no âmbito desta mesma campanha. Passaram a noite na esquadra e finalmente foram presentes a um juiz e postos em liberdade. Dezenas de pessoas protestaram contra as detenções junto à esquadra.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.