1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

231214 ppuCoreia do Norte - Blog de Solidariedade à Coreia Popular - O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul, a mais alta instância judicial do Estado sul-coreano, ordenou nesta sexta-feira (19) a dissolução do Partido Progressista Unificado (PPU), por supostos vínculos com a vizinha República Popular Democrática da Coreia (RPDC).


Foto: Lee Jung-heef, líder do PPU, rodeada doutros dirigentes e militantes do partido ilegalizado pelo regime pró-ianque da Coreia do Sul

Tribunal da Corte Suprema da Coreia do Sul Em uma decisão tomada por oito dos nove integrantes do tribunal, trata-se da primeira vez que um partido político é proibido no sul da península coreana desde a Constituição de 1948.

Criado em 2011 e com cinco cadeiras na Assembleia Nacional, o PPU foi acusado de "violar a ordem democrática" básica, estabelecida em uma Lei de Segurança Nacional contrária a qualquer atividade considerada favorável a Pyongyang.

Após a histórica sentença a cargo do presidente do tribunal, Park Han-cheol, o partido perderá suas cadeiras, terá seus ativos congelados e perderá as subvenções do Estado.

Segundo o presidente da corte judicial, o PPU teria aprovado um programa "para adotar o sistema socialista". Os progressistas denunciaram a sentença, acusando a presidenta Park Geun-hye de retomar um regime ditatorial no país.

"Com essa sentença, há um rompimento sobre um acordo democrático que garante o direito de todas as partes de expressarem suas opiniões", aponta o partido.

A chefa de Estado usou no ano passado o Conselho de Ministros para ilegalizar o PPU, depois que a justiça condenou o deputado Lee Seok-ki e outros filiados por suposta "conspiração" favorável à RPDC.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.