1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

justiçaEstados Unidos - Gara - [Koldo Campos Sagaseta, Tradução do Diário Liberdade] Haverá quem desaprove a lentidão da Justiça nos Estados Unidos, sua demora em despachar os arquivos à espera de ser, muitos anos depois, igualmente discreta e oportuna, mas qualquer cinéfilo e que, além disso, não tenha padecido, concordará comigo que, ainda que essa justiça domore mais do que deveria, no final ela chega. Tarde, mas chega.


E se algum parente de George Stinney ainda estiver vivo, lhe servirá de consolo a recente sentença de um tribunal que o declarou inocente das acusações de assassinato de duas meninas brancas. Stinney, de 14 anos, foi executado em 1944, após um jurado composto por dez cidadãos brancos deliberar durante dez minutos. Stinney era negro e ainda que sua inocência fosse respaldada por testemunhas e nem sequer tenha tido direito a um advogado, foi condenado à cadeira elétrica. Foi preciso sentá-lo em cima de um livro para que ficasse preso corretamente na cadeira. Muito menos que esses 70 anos que Stinney esperou os centenas de presos confinados em Guantánamo tiveram que esperar, sequestrados e submetidos a torturas, sem acusações, julgamento nem defesa e que agora, ao que parece, começam a ser libertados.

Quase o mesmo tempo que a sociedade estadunidense teve que esperar para conhececr as torturas da CIA após serem publicadas algumas páginas de um extenso relatório que ainda permanece secreto, ainda que não tantos anos como os 66 que essa mesma sociedade deverá aguardar para que sejam desclassificados (caso que se considere em 1929) os documentos relacionados com o golpe de estado de 1963 e o assassinato do presidente Kennedy.

Quinze anos passaram nas prisões estadunidenses os cinco patriotas cubanos condenados por prevenirem o terrorismo e durante 55 anos Cuba está esperando que termine um bloqueio injusto e condenado em dezenas de resoluções pelas Nações Unidas com o respaldo de todo o mundo exceto Estados Unidos, Israel e, às vzes, as Ilhas Marshall.

Prova, no entanto, de que a justiça estadunidense vai melhorando os seus prazos é a que vamos ter neste natal, quando o presidente Obama, como manda a tradição estadunidense, voltará a perdoar um peru. Este não terá que esperar nem um ano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.