1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

301114 Baiona-416AitzinaEuskal Herria - ASEH - Ieltxu Ostolaza, membro da Aitzina, movimento juvenil da esquerda independentista do País Basco Norte, foi detido na passada sexta-feira em sua casa, em Ahurti (Lapurdi), pela Polícia francesa.


Na semana passada, Ostolaza tinha sido intimado a depor, juntamente com Koldo Etxegarai, por causa de uma acção levada a cabo pela Aitzina a 14 de Julho, dia nacional da República Francesa, mas ambos se recusaram a comparecer na esquadra.

A intimação a Ieltxu Ostolaza e Koldo Etxegarai surge na sequência da acção levada a cabo pela Aitzina a 14 de Julho deste ano, retirando das estradas do País Basco cem placas que indicavam os nomes das terras em francês e mandando-as de comboio para Paris, por considerarem que aquilo «não lhes pertencia». No dia 15 de Outubro, a Polícia francesa prendeu um membro do movimento juvenil e efectuou buscas na sua sede em Baiona, da qual levou material informático.

No dia 20 deste mês, Ostolaza e Etxegarai, apoiados por outros jovens, deram uma conferência de imprensa em Baiona na qual anunciaram que «não iam entrar no jogo deles» e acusaram o Estado francês de prosseguir com «o esquema de sempre». Ieltxu Ostolaza foi libertado ao início da tarde, mas a Aitzina manteve a mobilização convocada em protesto contra a detenção frente à Câmara Municipal de Baiona.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.