1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

251114 EH-Melli askatuEuskal Herria - ASEH - O ex-preso político natural de Orereta (Guipuscoa) encontrava-se em casa com os pais, no bairro donostiarra de Altza, quando os polícias o foram prender.


Depois de passar 16 anos na cadeia, foi libertado em Fevereiro deste ano. Contudo, a AN foi desencantar um outro processo e condenou-o a mais três anos de cadeia, tendo decretado a ordem de prisão a 11 de Novembro.

Gerou-se uma onda de revolta e solidariedade, sobretudo no seio da esquerda abertzale, que afirma que estes «16 + 3» só se entendem à luz da política de vingança do Estado espanhol. Já houve concentrações e mais estão agendadas para amanhã, em Donostia.

A Ertzaintza já tinha tentado prender Melli há uma semana, mas não o encontrou em casa. O ex-preso político foi detido pela primeira vez em França em 1995, sendo extraditado para Espanha uns anos mais tarde. Nessa altura, Melli passou 33 dias em greve de fome. Libertado, voltou a ser detido numa operação policial em Junho de 2004. Passou 16 anos na cadeia.

PRESAS BASCAS EM FLEURY LUTAM E CONSEGUEM ACORDO

Numa nota, a Etxerat afirma que, quando, em Setembro, chegou uma nova directora à cadeia parisiense, as condições das presas políticas bascas pioraram. Depois, face à decisão de transferir Ana Ozaeta de uma cela normal para uma com grades, as restantes presas entraram em luta e foram levadas para a «solitária». Por fim, a 23 de Outubro, a direcção prisional aceitou as condições exigidas pelas presas.

Na mesma nota, a Etxerat denuncia a aplicação da política de dispersão, referindo que o preso político Sergio Polo (Sopela, Biscaia) foi transferido da cadeia de Córdova para a de Algeciras e que a presa gasteiztarra Ana Sáenz de la Cuesta irá passar da cadeia de Logroño para a de Castelló I.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.