1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

031114 EH-Naparra IparraldeEuskal Herria - ASEH - Joxe Miel Etxeberria, Naparra, desapareceu no dia 11 de Junho de 1980.


O Batallón Vasco Español reivindicou o sequestro e assassinato do militante basco, mas o seu corpo jamais apareceu e os factos nunca foram esclarecidos. Agora, graças à tenacidade da família do navarro, a ONU insta os Estados espanhol e francês a trabalharem com vista a esse esclarecimento. Paris arquivou o caso em 1982 e a Audiência Nacional espanhola, que o reabriu em 1999, encerrou-o em 2004.

A ONU deu mais um passo para o esclarecimento do desaparecimento do navarro Joxe Miel Etxeberria, Naparra. Em Setembro último, o Grupo de Trabalho da ONU sobre Desaparecimentos Forçados ou Involuntários reuniu-se com o irmão do militante basco, desaparecido desde 1980, e, depois de ser informado sobre os detalhes do caso, não hesitou em considerar que «se encontra desaparecido» e que «foi um facto forçado», tratando-se, assim, de um crime «contra a humanidade, que não prescreve». Esta qualificação, a priori óbvia, não foi reconhecida nem pelo Governo francês nem pelo espanhol em 34 anos.

Este reconhecimento fica-se a dever à tenacidade da família deNaparra, que jamais perdeu a esperança de resolver o caso, mesmo com as contrariedades que enfrentaram nos estados francês e espanhol, que arquivaram o caso por considerarem não haver razões para pensar que o desaparecimento não fosse voluntário.

noticiasdenavarra.com * E.H.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.