1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

021114 Irunea-1704gazteEuskal Herria - ASEH - Em Navarra, 40 pessoas correm o risco de ir parar à prisão pelo «trabalho político e social» que desenvolveram.


Oito estão na cadeia, depois de terem sido condenadas em julgamentos deste tipo, em que a «militância política» é classificada como «integração em organização terrorista». Alguns dos jovens que enfrentam estes processos judiciais reuniram-se na praça Nabarreria, em Pamplona, tendo afirmado que «não aceitarão qualquer ordem de prisão»; fizeram ainda um apelo à organização e à participação na mobilização de dia 8.

Na ocasião, denunciaram a acção dos governos espanhol e navarro: o primeiro fez deles «um alvo» e o segundo, com os seus aliados PSN e PP, contribui para a perseguição que lhes movem. Assim, consideram fundamental que a sociedade os apoie: «Acreditamos que é possível parar os julgamentos políticos através da mobilização popular e da desobediência massiva», disseram.

As pessoas que se juntaram na Nabarreria são algumas das 40 que se encontram actualmente envolvidas em processos judiciais, acusadas de pertencer a organizações como a Segi, Herrira, Batasuna, Askapena e Ekin. Sublinharam que são militantes políticos, que realizaram um trabalho público «no seio do movimento popular ou da esquerda independentista basca».

Afirmaram ainda que estes julgamentos são «contas antigas» e criticaram a «política de vingança» do Governo do PP. Contra os julgamentos, o Muro Popular da comarca de Pamplona convocou uma mobilização para dia 8 (17h30, entre o Antoniutti e a Delegação do Governo).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.