1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

301014 Irunea-1701Euskal Herria - ASEH - Um tribunal de Pamplona condenou, por desordem pública, os quatro «pescadores barbudos» que colocaram a bandeira basca diante da fachada da Câmara Municipal de Pamplona no início dos sanfermines de 2013.


Trata-se de Mikel Valdivieso, Iker García, Ignacio Barriuso e Iñigo Ramallo. Um quinto arguido – Josu Gracia –, que gravou a acção para o Ateak Ireki (portal informativo atacado pela AN espanhola), foi absolvido. A defesa vai recorrer da sentença.

O tribunal navarro não atendeu às alegações da defesa, que refutava a noção de que o acto reivindicativo constituísse qualquer tipo de delito, e condenou quatro dos arguidos por crime de desordem pública, considerando existir a agravante do disfarce, na medida em que os «pescadores barbudos» utilizaram barbas, chapéus de palha e perucas.

A pena imposta aos arguidos, que desde o início do julgamento assumiram a autoria da colocação da bandeira basca gigante na Praça do Município de Pamplona em 2013, corresponde ao que era solicitado pelo Ministério Público e não aos quatro anos de prisão pedidos pela Câmara Municipal de Iruñea, que figurava no processo como acusação particular.

A advogada de defesa não ficou nada satisfeita com o veredicto e já fez saber que vai recorrer da sentença, que deve ser alvo de uma apreciação dentro em breve.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.