1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

201014 EH-epehrepresioa06Euskal Herria - ASEH - A detenção ocorreu sábado ao fim do dia, por ordem da Audiência Nacional espanhola, à saída da prisão de Villena (Alicante, Países Catalães), a mais de 700 quilómetros do País Basco. A bilbaína estava com a filha, de seis anos de idade. A Etxerat e o Sortu denunciaram a detenção.


A detenção foi presenciada por várias testemunhas, que a comunicaram à Etxerat. Nagore Mujika, natural do bairro de Deustu (Bilbau), foi detida à saída da cadeia de Villena, onde tinha ido visitar o preso político basco Juan Carlos Iglesias Chouza, por polícias à paisana, que se identificaram como militares da Guarda Civil e a informaram da existência de uma ordem do tribunal de excepção espanhol. A filha ficou à guarda de outra pessoa que a acompanhou na viagem.

Nagore Mujika cumpriu penas nos estados francês e espanhol e encontrava-se em liberdade sem «casos pendentes» (uns dizem que desde 2008, outros desde 2011). Agora, as autoridades espanholas já dizem que a detenção está relacionada com um processo de 1992.

O Sortu exigiu a libertação imediata da bilbaína, temendo que a sua detenção seja «uma manobra para fabricar novos processos assentes na vingança». Numa nota, a Etxerat critica de forma veemente esta situação e pergunta: «Porque foi detida? Não lhe podiam ter enviado uma notificação para comparecer na AN? Porquê no fim-de-semana? Para a manter presa até depor? Porque não quiseram evitar que a detenção ocorresse diante da sua filha de seis anos?» Trata-se de um «novo ataque aos familiares» dos presos políticos bascos, afirma a Etxerat, para quem o «espectáculo (...) foi cruel e lamentável».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.