1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

guantanamoPolónia - Voz da Rússia - [Alexander Artamonov] O Tribunal Europeu dos Direitos do Ser Humano censurou severamente a Polônia por ter autorizado os EUA a abrir centros penitenciários secretos, filiais do Campo de Detenção da Baía de Guantânamo, onde foram praticados largamente métodos de inquérito com a utilização de torturas.


Olivier Tournafond, professor de direito, falou à Voz da Rússia sobre o emprego desses métodos bárbaros na Polônia com o consentimento silencioso das autoridades.

- Em uma intervenção, o senhor falou sobre uma deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos do Ser Humano, que, em 24 de julho último, censurou a Polônia pelo desdobramento de centros de tortura da inteligência americana em seu território...

Sim, essa deliberação foi aprovada em 24 de julho e provocou muito barulho, porque isso foi confirmado por fatos reais. Não são boatos, tudo isso aconteceu na realidade! O Tribunal Europeu dos Direitos do Ser Humano censurou severamente os EUA e a Polônia pela abertura de centros secretos de detenção e de interrogatório no território polacos com consentimento e assistência das autoridades locais. O interrogatório, neste caso, significa torturas.

Esse programa dizia respeito aos presos mais importantes, isto é suspeitos de terrorismo ou a oposicionistas políticos. Edward Snowden também poderia encontrar-se lá. Mas, por mais que os EUA falem, não estão nesses centros pessoas que colocam bombas, estão encarcerados lá oposicionistas políticos.

Tudo isso continuava muitos anos. Pessoas foram sujeitas a torturas com a utilização de métodos psicológicos. A CIA empregava uma prática de "interrogatórios avançados", ou seja de torturas. Além de tormentos clássicos de eletrochoque, foram utilizados também diferentes métodos sofisticados de tortura.

Muitos prisioneiros foram forçados a reconhecerem a culpa. Posteriormente, eles eram transportados secretamente para a prisão de Guantânamo, compareciam perante um tribunal militar que, utilizando provas obtidas sob torturas, os condenava à morte, a trabalhos forçados e a novas torturas.

Digo que nós, dissidentes ocidentais, não estamos muito chocados com esses fatos. Tudo isso testemunha mais uma vez que democracias ocidentais utilizam às vezes os mesmos métodos que regimes ditatoriais.

- Esses fatos têm algo a ver com o escândalo da espionagem de conversas de políticos ocidentais?

Não posso dizer nada sobre isso. Mas, em qualquer caso, não seria errado afirmar que o caso da escuta que havia perturbado há um ano e meio a opinião pública graças a Snowden faz parte de um plano de espionagem global e de perseguição de oposicionistas políticos.

- O senhor pode confirmar que as torturas são oficialmente admitidas pelo Código Penal americano?

A meu ver, tal pode dizer respeito à luta contra o terrorismo, porque o campo de Guantânamo é uma zona de verdadeiro desrespeito aos direitos humanos.

Além da legislação dos EUA, que são um Estado de direito, existe também uma zona paralela de desrespeito às leis que forma condições para tal prática bárbara. Resulta que a democracia americana se coloca isolada em relação às nações civilizadas como, em tempos, a Alemanha nazista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.