1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

041014 BilbauIbon IparragirreEuskal Herria - ASEH - Numa conferência de imprensa que a Etxerat deu em Bilbau sobre a não aplicação do artigo 100.2, pela AN espanhola, ao preso político Ibon Iparragirre, natural de Ondarroa (Biscaia), a médica Miren Arana afirmou que, dada a gravidade da doença que o afecta, a sua permanência da cadeia não faz mais que agravar o seu estado clínico.


Miren Arana, membro da associação Jaiki Hadi e médica de confiança do ondarrutarra, afirmou, em Bilbau, que o preso tem SIDA no estado 3C, uma fase avançada da doença, que o está a afectar gravemente a nível neurológico e cognitivo, e que, ao permanecer na cadeia, «corre risco de vida».

Na conferência de imprensa estiveram também presentes a advogada Ane Ituiño, a mãe do preso, Angelita Burgoa, e o representante da Etxerat Ibai Bilbao. Este último afirmou que a não aplicação do regime de prisão atenuada a Iparragirre constitui «uma decisão política de condenação à morte» e que «o estado de saúde ou a legalidade vigente» não interferem na decisão de libertar os presos com doenças graves e incuráveis: trata-se de «uma decisão política», insistiu.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.