1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

031014 Algorta-130TxikiaEuskal Herria - ASEH - Apareceu ontem numa praça do bairro de Algorta (Getxo, Biscaia) uma placa a imitar as que se usam no município e a devolver o nome de Eustakio Mendizabal, Txikia, ao local.


O PP exigiu ao presidente da Câmara a retirada imediata da placa, que evoca a figura do histórico militante da ETA, poeta e euskaltzale, morto a tiro no bairro pela Polícia franquista em 1973.

O conflito sobre a designação do local já vem de longe. Em 1980, a designação «Txikia Plaza» foi aprovada em sessão de Câmara (com os votos favoráveis do Herri Batasuna e do PNV, e a abstenção do PSOE), e perdurou até 2009, quando, na sequência de uma acção da associação conhecida como «Dignidad y Justicia», um tribunal bilbaíno ordenou a retirada da placa.

A CM de Getxo cumpriu a decisão judicial mas, quando PP e PSOE se uniram para mudar o nome para Bakearen Plaza [Praça da Paz], o Executivo municipal recusou-se a implementar a alteração e a praça ficou sem nome oficial – embora seja do conhecimento comum que aquela é e será a praça de Txikia. Poeta euskaltzale, o destacado e histórico dirigente da ETA era natural de Itsasondo (Guipuscoa) e morreu num tiroteio com a Polícia fascista a 19 de Abril de 1973.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.