1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

150914 presos oliticos bascosEuskal Herria - ASEH - A associação Etxerat fez saber que a agressão ocorreu na segunda-feira, 8, junto à enfermaria da cadeia e que o preso basco de Gaztelu (Guipuscoa) foi castigado com dez dias na solitária. Por outro lado, Kepa Arkauz está em luta na cadeia de Villepinte.


De acordo com a Etxerat, no corredor que vai dar à enfermaria da cadeia francesa de Fleury, costuma haver vários funcionários a quem mostrar a identificação. Contudo, na segunda-feira havia apenas um, e logo um indivíduo conhecido pela sua atitude hostil para com os presos políticos bascos - tendo, inclusive, algumas agressões no registo. Por isso, o EPPK (Colectivo de Presos Políticos Bascos) em Fleury não aprova contactos com ele.

De acordo com a nota da Etxerat, Goikoetxea passou à frente desse funcionário a caminho da enfermaria, e não parou para mostrar a identificação. Quase a chegar ao destino, apercebeu-se de que o funcionário vinha atrás dele, dizendo-lhe que regressasse ao ponto de controlo para mostrar o cartão de identificação. Goikoetxea seguiu em frente e à porta da enfermaria foi empurrado por duas vezes.

A Etxerat afirma que o funcionário se pôs à frente da porta para impedir a passagem do preso basco, e este, por sua vez, tentou forçar a entrada na enfermaria. Ambos caíram no chão e, nessa altura, dois funcionários que estavam dentro da enfermaria saíram e imobilizaram Goikoetxea. Com ele imobilizado, deram-lhe dois pontapés na cabeça e outros dois nas costas.

Goikoetxea foi levado para uma sala de espera e, depois, consultado na enfermaria. Em seguida, levaram-no para o mitard e puniram-no com dez dias na solitária.

Kepa Arkauz em luta na cadeia de Villepinte

O preso político basco natural de Arrasate (Guipuscoa), recluso na cadeia de Villepinte, nos arredores de Paris, entrou em luta para protestar contra a situação de isolamento em que se encontra desde 6 de Junho, quando Iñaki Dominguez Atxalandabaso foi extraditado para o Estado espanhol.

Os advogados de Arkauz já propuseram, por diversas vezes, uma solução à juíza Le Vert: a transferência de outro preso basco para Villepinte ou a do preso arrasatearra para uma outra cadeia onde haja presos políticos bascos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.