1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

waterboarding 0Estados Unidos - Esquerda - A Agência de Informações dos EUA (CIA) torturou suspeitos de pertencerem à Al-Qaeda "até ao ponto da morte", afogando-os em banheiras, antecipando um relatório do senado norte-americano sobre técnicas de interrogatório.


O jornal britânico Daily Telegraph cita uma fonte dos serviços de segurança, que diz que a tortura de pelo menos dois suspeitos, incluindo o alegado cabecilha dos ataques do 11 de setembro, Khalid Sheikh Mohammed, foi muito além do 'waterboarding' admitido pela CIA, que consiste em simular um afogamento despejando água pela cabeça do inquirido.

"Eles não estavam apenas a despejar água pela cabeça ou através de um pano", lê-se na citação que o Daily Telegraph atribui à fonte dos serviços de segurança. "Eles estavam a segurá-lo debaixo de água até ao ponto da morte, com um médico presente para garantir que não iam longe demais".

De acordo com outra fonte, o relatório do Senado norte-americano baseado numa análise de documentos classificados irá "chocar profundamente" o público devido à extrema natureza gráfica das técnicas de interrogatório extremas usadas pela CIA.

O relatório tem umas 3.600 páginas e a sua publicação está temporariamente suspensa pela discussão sobre que partes devem ficar "classificadas", isto é, em segredo. Em qualquer caso, aguarda-se a sua publicação num prazo de umas poucas semanas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.