1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

260614 Algorta-127etxekaleratzeaEuskal Herria - ASEH - A Ertzaintza expulsou à força quem se opôs ao despejo, provocando vários feridos e detendo um homem de 29 anos, por desobediência.


Uma família de quatro pessoas que não conseguiu pagar uma dívida de 30 000 euros foi despejada, hoje de manhã, de sua casa, na Rua Aldapa, no bairro de Algorta (Getxo, Biscaia). A Ertzaintza deu uma ajuda preciosa, intervindo de forma violenta.

Para tentar evitar o despejo, várias pessoas juntaram-se na casa e à porta do prédio. Cerca de 30 pessoas fecharam-se em casa, tendo disposto colchões e móveis de forma a dificultar a entrada. No entanto, a Ertzaintza apareceu de imediato, e, depois de deitar a porta abaixo, retirou e identificou toda a gente que estava lá dentro. Uma pessoa foi detida e várias ficaram feridas na sequência da intervenção, tendo de receber tratamento. A família também foi retirada da casa.

Depois, um juiz entrou na casa vazia. Na rua, a tensão fazia-se sentir, com os manifestantes a gritarem contra a Ertzaintza e estes a ameaçarem carregar. A Polícia foi-se embora da casa pelas 13h00.

Segunda tentativa

No dia 13 de Maio, os de Aldapa enfrentaram uma situação semelhante. Na altura, cerca de 200 pessoas concentraram-se frente à casa, em resposta à convocatória da plataforma STOP Kaleratzeak [PAH], e conseguiram travar o processo de despejo.

Em face dos dados ontem revelados pela Deputação Foral da Biscaia, de acordo com os quais a instituição tem em sua posse 88 casas vazias, Aitor Torre, representante do EH Bildu nas Juntas que esteve em Algorta, perguntou à Deputação se poria uma dessas casas à disposição da família afectada.

A porta-voz do EH Bildu Maribi Ugarteburu acusou o Governo de Lakua de recorrer a fundos públicos «para que a Ertzaintza apoie o despejo de casas».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.