1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

230614 Irunea-1630-28libreEuskal Herria - ASEH - Numa conferência de imprensa que sábado deram em Pamplona, os 28 jovens independentistas que começam a ser julgados em Setembro questionaram a viabilidade do processo judicial e solicitaram o seu arquivamento, tendo em conta que as acusações e «provas» lançadas contra eles são semelhantes [«berdin-berdinak»] às que foram vertidas contra os 40 jovens absolvidos há alguns dias.


Os jovens acrescentaram que o julgamento irá durar quatro meses, sublinhando que isso acarretará consequências económicas de monta (a nível laboral, dos estudos, etc.). A isso, há que juntar os 795 000 euros que já pagaram em fianças, depois de terem passado mais de um ano na cadeia.

Em seu entender, este julgamento apenas servirá para incrementar a repressão; em todo o caso, isso não os irá impedir de continuar a trabalhar pela construção de Euskal Herria.

A maioria destes jovens foi presa entre Outubro e Novembro de 2010, e todos afirmaram ter sido torturados. Oito conseguiram escapar para Ipar Euskal Herria [País Basco Norte], e, depois de estarem alguns meses foragidos, apareceram em Izpura (Nafarroa Beherea), participando numa acção de enclausuramento contra o mandado europeu.

Os jovens foram bastante apoiados no Norte do país - até por eleitos de áreas políticas não tão próximas -, mas acabaram por ser detidos pela Polícia francesa, em várias levas, mais e menos à bruta.

O julgamento começa no dia 22 de Setembro na Audiência Nacional espanhola e os jovens são acusados de pertencer à organização juvenil Segi.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.