1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

210614 Ondarroa-IPARRAGIRREEuskal Herria - ASEH - 220 pessoas participaram quinta-feira numa concentração em Ondarroa (Biscaia), convocada pela plataforma Iparra Galdu Baik, para exigir a libertação do preso político da localidade Ibon Iparragirre.


Exibindo uma faixa em se lia "doença+prisão+isolamento=pena de morte. Ibon para casa", os presentes manifestaram a sua grande preocupação com a situação de Ibon, que tem uma doença grave e incurável e se encontra na solitária, depois de na semana passada um funcionário da cadeia de Navalcarnero o ter agredido.

Ontem, a plataforma revelou que um funcionário da cadeia comunicou à mãe, à irmã, à companheira e à filha do ondarroarra que, por estar na solitária, não tinha direito à visita pessoal e prolongada agendada há mais de duas semanas. A advogada afirmou que a punição não implica restrição às comunicações, e o funcionário respondeu que cumpria ordens, recusando-se a fazer um registo escrito da proibição.

FERNANDO SOTA TRANSFERIDO PARA BADAJOZ

De acordo com o portal ahotsa.info, o preso político natural de Tafalla (Navarra) vai ser transferido para Badajoz. Acusado de afixar fotos de dois presos políticos da sua terra nas ruas de Tafalla, Sota foi condenado a um ano de cadeia por «enaltecimento do terrorismo» na AN espanhola.

O tafalhês foi detido pelas forças de ocupação no dia 4 de Maio, no final de uma manifestação em seu apoio, e levado para a prisão de Iruñea – ou seja, perto de casa. Agora, as autoridades penitenciárias classificaram-no como um recluso de primeiro grau – o pior – e, como consequência disso, vão-lhe aplicar a política de dispersão, enviando-o para a cadeia de Badajoz, a 750 quilómetros de casa.

Recorde-se que, por norma, as penas inferiores a dois anos não implicam o cumprimento efectivo, podendo ser suspensas ou substituídas por multas. No caso, a juíza Concepción Espejel – a mesma que deu ordem de prisão a Ibon Iparragirre, quando, gravemente doente, estava em prisão domiciliária – não só não rejeitou esta hipótese como não fixou um prazo para Sota poder comparecer por sua vontade na prisão (algo também habitual).

DIEGO OCTAVIO FOI LIBERTADO

O preso político basco Diego Octavio, do bairro de Iturrama (Pamplona), foi ontem libertado, segundo revelou a Etxerat. O irruindarra saiu de manhã da cadeia de Dueñas (Palência), depois de ter cumprido quatro anos e meio de pena.

Octavio foi condenado pela AN espanhola em 2010, juntamente com Iñaki Marin e Iker Araguas, por alegada prática de acções de «luta de rua».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.